Marketing Digital Edson Madeira

Como elaborar um plano de Marketing Digital eficiente para alcançar clientes e crescer suas vendas.

Como elaborar um plano de Marketing Digital eficiente para alcançar clientes e crescer suas vendas.

Você sabe como elaborar um plano de Marketing Digital para criar estratégias de conteúdo eficazes?

Com a evolução dos meios de comunicação, a forma de fazer publicidade e também a forma de pensar do consumidor mudaram. Não é difícil perceber que a maior revolução dos últimos tempos foi a internet e todas as possibilidades que ela trouxe para a nossa vida, e quanto a temos a oportunidade em como elaborar um plano de marketing digital, seja para a pequena ou média empresa e até mesmo para um negócio inicial, é de suma importância entender  para o negócio.

O marketing evoluiu ao longo dos anos e abriu muitas possibilidades para divulgar sua empresa na internet. Mas, para que sua divulgação seja eficiente é essencial planejar e analisar suas estratégias com muita cautela.

Por isso, vou falar nesse artigo sobre como elaborar um bom plano de Marketing Digital para você usar o que tem de mais inovador na comunicação, publicidade e também no marketing.

 

Saiba como elaborar um plano de marketing digital,  e para quem você está vendendo.

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Quando uma empresa inicia qualquer tipo de campanha de comunicação precisa compreender muito bem para quem está realizando suas vendas, qual é o perfil do consumidor que entrará em contato e quer atingir.

A internet, mais do que qualquer outro meio, é a melhor forma de atingir exatamente que você deseja, pois, toda a configuração das propagandas é feita de acordo com o perfil do consumidor.

Por exemplo, se sua empresa vende sapatos modernos, quem procura por “moderno” nos sites de busca tem mais chances de ver a sua empresa, pois as palavras que o usuário procura estão relacionadas diretamente com o que você vende.

Ou, se você possui uma marca de camisetas para usar na praia, a publicidade que você faz online tem mais chances de atingir o público correto e aparecer para quem entra em sites sobre surf, praia e afins ou procura esses termos nos sites de busca.

E para elaborar um plano de marketing digital eficaz, é necessário saber exatamente como elaborar um plano de marketing digital  e quem é seu cliente ideal. Para facilitar suas campanhas de marketing é possível criar uma “persona”, com base nos seguintes dados:

  • Localização

É importante saber onde está localizado geograficamente o público do site onde você colocará sua publicidade ou de onde vem as visualizações da sua página. Dessa forma, você pode segmentar seus anúncios de acordo com o local que trará mais leads com potencial.

  • Idade

Dependendo do seu mercado definir a idade pode ser relevante ou não, mas, de qualquer forma é bom saber a idade dos usuários que deseja atingir, especialmente devido a linguagem a ser utilizada nos seus anúncios.

  • Renda

A maior parte dos meios de comunicação não conseguem definir com precisão essa informação, mas você pode fazer pesquisas com seus clientes ou se basear de acordo com a renda do público ideal para comprar seu produto. Por exemplo, se você vende roupas de grife, provavelmente a maioria do seu público-alvo será das classes A e B.

  • Resolver problemas para elaborar um plano de marketing digital

Um dos pontos mais importantes ao definir a persona do seu negócio é entender quais são as principais dúvidas e problemas que o usuário gostaria de resolver ao acessar sua página. Lembre-se sempre que ao começar uma forma de como elaborar um plano de marketing digital, o ideal é entregar um conteúdo de qualidade e educativo, então pesquise a fundo sobre as reais necessidades da sua persona.

  • Hobbies

É importante conhecer os hobbies e interesse do seu público, especialmente se sua marca atende um mercado segmentado. Por exemplo, se você possui uma marca de roupas para praia, talvez seja uma boa ideia publicar sua publicidade em páginas de surf e assuntos similares.

  • Prioridades

Todo cliente tem uma lista de prioridades ao escolher um produto ou serviço, e entender isso pode ajudar na sua estratégia de marketing. Voltando ao exemplo de marca de roupas, será que seus clientes tem uma prioridade maior pelo prestígio da marca, qualidade do material ou preço do produto? Entenda quais são as prioridades do seu cliente e foque em melhorias nesses pontos.

 

Saiba quais são seus objetivos na elaboração de um plano de marketing digital

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O próximo passo para entender como elaborar um plano de marketing é definir os objetivos que deseja alcançar com a campanha, como por exemplo:

  • Aumentar o volume de vendas e contratações
  • Aumentar o fluxo de pessoas que acessam sua página
  • Divulgar sua marca
  • Conquistar mais leads
  • Mudar a percepção da marca

Depois de selecionar os objetivos é importante definir como será mensurado o retorno da campanha, para verificar se o plano de marketing realmente foi efetivo.

Por exemplo, se você tem o objetivo de aumentar o número de vendas, é preciso mensurar quantas vendas foram realizadas graças a sua campanha, ou se os clientes encontraram sua empresa de outra forma, pois assim, você poderá avaliar quanto foi o seu ROI – Retorno sobre Investimento.

Ou seja, trace os objetivos, tenha certeza que eles são mensuráveis e analise qual foi o retorno efetivo de acordo com o que você elaborou no plano de marketing digital.

Os tipos de mídia que podem ser utilizadas ao elaborar um plano de marketing digital

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Uma vez traçado os objetivos de como elaborar um plano de marketing digital, é preciso escolher o meio pelo qual você vai vender seu produto. Existem diversas estratégias diferentes, mas podemos separar os meios basicamente em três como listamos abaixo:

Mídia da qual você é dono

Esses meios são basicamente, o site da sua empresa, o perfil nas redes sociais, blogs e outros que serão de propriedade da sua empresa. De forma geral, é preciso que esses meios recebam um longo trabalho de publicidade, e é necessário elaborar um plano de marketing digital de conteúdo para construir sua autoridade na internet.

Mídia espontânea

Caso sua marca seja muito notória ou famosa dentro de um meio, ela pode ser citada em sites, filmes e reportagens de forma espontânea, sem a necessidade de qualquer ação por sua parte ou investimento, que é o caso da coca-cola, por exemplo, que mesmo que não pague para fazer sua propaganda, muitas vezes está presente em filmes por ser um produto de consumo tradicional.

Mídia paga

Essa é a forma mais clássica de propaganda. Você pode pagar para que blogs ou páginas do Facebook façam posts sobre a sua marca, que Vloggers façam vídeos especiais, colocar banners através de sites como o adwords, links patrocinados e assim por diante. De forma geral, apesar de ser pago, é o meio mais eficiente, pois sua marca chegará com mais facilidade para o público-alvo.

 

Como Avaliar e melhorar seu plano de marketing digital

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Uma das partes mais difíceis de qualquer plano de marketing é o momento de analisar vários dados para entender quais foram os efeitos que sua campanha obteve. E nesse ponto gostaria de lembrar sobre a importância de sempre usar meios mensuráveis para conseguir analisar a publicidade.

Depois de avaliar qual foi o efeito da campanha, chegou o momento de colocar os números no papel e verificar quais foram as formas mais eficientes, onde sua empresa precisa mudar e o que ela precisa inovar para conseguir alcançar mais pessoas.

De forma geral, quando colocamos em pauta em como elaborar um plano de marketing digital quanto mais formas de publicidade você criar, mais descobrirá o que seu público gosta, além de fazer uma melhoria contínua do plano de marketing digital.

Com isso, o natural é que sua marca se torne cada vez mais conhecida e que publicidades espontâneas comecem a surgir, tanto na web quanto na vida real.

Por isso, se você tem uma empresa, marca ou qualquer tipo de serviço que precisa de publicidade, sempre pense primeiro na internet por ser um dos canais mais eficientes e também baratos de conseguir visualizações.

E para ajudar com a tarefa de elaborar um plano de marketing digital para atrair leads e clientes fiéis, o ideal é buscar capacitação por meio de cursos online ou outros meios que ajudarão alavancar seu negócio.

O objetivo principal do Marketing Digital é vender, dessa forma Você vai conseguir mais clientes e mais dinheiro, concentrando-se em fechar vendas e convencer as pessoas a comprarem.

AGORA MESMO seu produto!

Vamos te mostrar como alavancar seu negócio em qualquer estágio que sua empresa estiver, vamos definir seu público-alvo e criar uma oferta irresistível para ele. E assim, será muito fácil vender o seu produto… de forma previsível, repetida e lucrativa.

Eu indico o Marketing Digital Essencial, que explicará detalhadamente como conquistar clientes, e dessa forma levar o seu negócio ao caminho do sucesso.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, e assim o ajudaremos com a melhor dica e informação para o seu negócio, ou se deseja aprender essa caminhada com seu próprios planejamentos e conhecimento.

Saiba mais sobre o Marketing Digital Essencial

 

Forte abraço e até o próximo post

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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