Marketing Digital Edson Madeira

Como definir e medir resultados de um bom KPI para Marketing Digital

Hoje você verá como definir um KPI para marketing digital e como otimiza-lo utilizando o Inbound Marketing para melhorar a gestão da empresa.

Como definir e medir resultados de um bom KPI para Marketing Digital

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O marketing digital tem se tornado cada dia mais importante e uma de suas principais vantagens é a possibilidade de mensurar resultados de forma mais simples, medindo através dos KPIs usado para Marketing Digital.

Medir resultado é muito importante para que as campanhas possam ser melhoradas e renovadas constantemente.

Você sabe como é feita essa medição? Ela é realizada por meio de métricas, isso é, através de números que mostram quais foram os resultados de uma campanha de marketing ou ação realizada.

Você pode saber mais sobre as métricas de marketing digital nesse artigo.

Esses dados devem ser contextualizados com a estratégia aplicada para dar origem ao KPI para marketing digital.

Desse modo, podemos afirmar que KPIs:

“são um conjunto de métricas usadas para analisar campanhas e apresentam-se como parte essencial das estratégias de gestão das empresas.”

Uma loja virtual (e-commerce) pode utilizar um KPI de marketing digital para descobrir se suas campanhas de E-mail Marketing estão lhe trazendo bons resultados.

Informações Sobre os Principais KPIs Para Estratégias de Marketing Digital

Antes de falar como podemos definir, conheça quais são as principais métricas utilizadas no marketing.

Principais KPIs para estratégia de marketing digital 2

1.     Custo Por Lead

Esse KPI para marketing digital permite que saibamos os reais valores gastos para conseguir cada lead.

Entenda-se por lead cada pessoa que se transformou em cliente em potencial, através de cadastramento com e-mail, o que demonstra interesse pelo seu serviço ou produto.

Não há como gerar leads sem fazer alguns investimentos, já que é preciso produzir conteúdo relevante e otimizar o site para os motores de busca e redes sociais.

2.     ROI

O ROI ou Retorno Sobre Investimento é uma métrica que pode determinar quais ações estão promovendo maior retorno financeiro.

E por esse motivo esse indicador é um dos mais utilizados, pois você consegue identificar o valor que teve de retorno em cada uma das suas ações de marketing.

Dependendo do foco da análise realizada, você poderá saber o ROI de acordo com o canal utilizado ou por cada ação executada.

3.     Tíquete-Médio

Aqui nos referimos a cada valor gasto por cada cliente que contrata serviços ou comprar um produto.

De posse dos dados desse KPI é possível descobrir se as metas de lucros das vendas estão sendo alcançados, se ultrapassaram o esperado ou se precisam ser reajustadas.

4.     Taxas de Conversão

A taxa de conversão é basicamente o percentual de visitas que um blog ou site recebem após aplicação de estratégias.

Também se refere ao tipo de ação que a empresa deseja que seus consumidores executem.

Por exemplo, uma empresa precisa que seus visitantes baixem determinado arquivo em sua página, então será calculado o número de visitas e posteriormente será definida a porcentagem de download desejada.

Como Definir Um KPI para Marketing Digital?

KPI key

A determinação da métrica mais importante vai depender da realidade atual do empreendimento e do mercado em que o mesmo está inserido.

Empresas que já são consolidadas no mercado, por exemplo, podem preferir métricas para a fidelização de clientes.

Enquanto, no caso de uma startup, a mesma pode estar de olho em conseguir tráfego orgânico e leads.

Isso significa também que os KPIs de uma empresa podem mudar de acordo com o tempo e com os resultados obtidos.

Essas são análises internas, mas também é importante que se analise pontos externos.

É fundamental realizar um benchmark a fim de saber quais métricas empresas do ramo e com as mesmas características estão usando para otimizar suas ações.

Como fazer esse benchmark? Por meio de visitas às empresas ou através de levantamento de informações advindas de associações comerciais ou realizando pesquisas específicas.

Então resumindo, os KPIs devem estar alinhados com o atual objetivo da empresa com as ações de marketing.

Se você ainda tem pouco conhecimento em marketing, para facilitar sua análise sugerimos que utilize sistemas de marketing  que integram todas as plataformas e geram os indicadores automaticamente.

Mas o ideal é se especializar em marketing, tanto para fazer o seu negócio crescer, quanto para não depender de sistemas pagos para que seu negócio se torne conhecido na internet, e tenho uma dica excelente no final desse artigo!

 

Porque as Organizações Devem utilizar KPI para marketing digital?

KPI para marketing digital 3

Quando definimos um objetivo, traçar estratégias para alcançá-lo fica muito mais simples.

Qual o principal objetivo da sua empresa no momento? Aumentar as vendas? Desenvolver um novo produto?

Ter uma meta a ser alcançada te dá as ferramentas para definir um funil de vendas mais segmentado e eficiente.

Instituições que funcionam sem um objetivo definido e consequentemente sem planejamento não conseguem manter-se por muito tempo no mercado.

Por isso, esses sistemas de mensuração são tão importantes. Eles nos revelam dados concretos e não meras suposições.

Com isso podemos definir ações que nos apresentem previsibilidade nos resultados e com isso o crescimento da empresa vem de forma mais rápida.

No momento em que determinado negócio define um KPI para marketing digital nasce maiores chances de competitividade no mercado.

Como o Inbound Marketing Atua Otimizando Métricas

iNBOUND mARKETING 4

Quando todos os setores de uma empresa encontram-se focados em melhorar a performance da empresa, as ações de Inbound Marketing surgem como ferramenta poderosa no processo.

O Inboud Marketing traz como principais características a entrega de dados e a análise de resultados.

Com isso, tudo precisa ser trabalhado e desenvolvido de acordo com as necessidades da organização.

Nessa metodologia, o foco principal deixa de ser as curtidas e compartilhamentos para se tornar geração de leads, que é o cadastro do e-mail de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.

Aqui o maior interesse é promover o crescimento e aumentar as vendas despertando o interesse dos ledas e participando de toda sua jornada de compras.

Conclusão

Não existe uma fórmula pronta para definir um KPI de marketing digital.

Para isso, é importante ter claro que a definição de um KPI para sua estratégia de marketing depende do objetivo da empresa no momento, pois uma postagem nas suas redes sociais pode ter muitas curtidas, mas vale a pena analisar isso se o seu maior objetivo é saber quantas pessoas efetivamente se cadastraram na sua lista de e-mail?

O ideal nesse caso seria, por exemplo, fazer uma análise com o ROI, considerando o valor total gasto para que a postagem fosse criada, impulsionada e quantos leads se cadastraram na sua lista.

Por isso, primeiramente identifique qual é o interesse da empresa no momento, analise o planejamento de marketing, para então definir quais KPIs serão utilizados.

Então, conseguiu entender como definir um KPI para marketing digital? Se ainda tiver dúvidas e, além disso, já sabe que estratégias de marketing online podem fazer seu negócio ser um sucesso, tenho um convite para você!

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Tenho certeza que você não irá se arrepender!

Forte Abraço e até o próximo post.

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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