Marketing Digital Edson Madeira

Principais Metricas de Marketing Digital para usar no seu negócio

Principais Metricas de Marketing Digital para usar no seu negócio

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Muito se tem falado em Metricas do Marketing Digital, porém você realmente sabe o que é isso? Sabe para que serve e qual a real importância de investir neste tipo de aplicação?

A fim de profissionalizar ainda mais o seu ambiente virtual para obter mais lucros, veja neste artigo os principais pontos sobre as métricas do Marketing Digital que você precisa entender e aprender para potencializar os seus resultados.

Acompanhe!

 

1. O que são metricas?

Primeiramente, é importante destacar o que são métricas a fim de uma melhor compreensão de sua importância. Métrica, de acordo com os dicionários, são conjuntos que permitem mensurar e medir números e dados. O resultado das métricas permite que sejam encontradas tendências ao mesmo tempo em que norteia também as estratégias que estão sendo criadas.

Um dos pontos interessantes acerca das métricas é que elas podem tanto ser genéricas quanto bastante precisas e específicas.

Elas também devem ser parte do esquema operacional do negócio a fim de que melhores resultados sejam encontrados e trabalhados.

As metricas do Marketing Digital por sua vez devem ser entendidas e aplicadas como ferramentas que servem como base para todo o funcionamento do e-commerce.

 

2. As principais métricas do Marketing Digital

Vejamos Algumas Métricas utilizadas atualmente:

1. Retorno sobre investimento (ROI)

2. Custo de aquisição por cliente (CAC)

3. Ticket médio

4. Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV)

5. Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

6. Custo por clique (CPC)

7. Custo por lead (CPL)

8. Taxa de conversão

9. Taxa de conversão do funil

10. Visitas no site

11. Visitas únicas

12. Tempo gasto no site

13. Taxa de abertura de e-mail

São Grande a quantidade de métricas q o que podemos mensurar, falaremos a seguir de algumas métricas utilizadas, vejamos:

 

métricas marketing digital 3

 

a. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

 

Você sabe dizer com certeza quanto tem investido para conquistar a um novo cliente? Se a resposta a essa questão for negativa, pare tudo o que você está fazendo e se concentre muito nessa métrica!

Saber o valor de um novo cliente para a empresa é o primeiro passo para projetar corretamente seus investimentos e o CAC possui uma fórmula eficaz para tal determinação, veja: CAC = (Despesas da empresa + todos os gastos e investimentos em Marketing Digital) + Total de novos clientes conquistados no período avaliado = Valor que cada cliente custou para o negócio.

 

b. Custo por Clique (CPC)

 

Se você tem investido em anúncios e propagandas pagas, esta métrica é obrigatória para que nenhum investimento seja perdido uma vez que ela determina o valor que está sendo injetado para que cada usuário clique e vá para a página de destino proposta.

O cálculo é bastante simples: CPC = Custo total da campanha / Nº total de cliques nos anúncios. Além de indicar tal valor monetário, esta métrica garante uma melhor visualização sobre quais propagandas estão dando um melhor resultado e quais delas podem ser descartadas por ineficiência.

 

c. Retorno sobre Investimento (ROI)

Considerada como a mais importante entre as métricas de qualquer empresa ou negócio, seja ele físico ou virtual, o ROI avalia o quanto do investimento está retornando e demonstra de modo eficiente as porcentagens de lucro sendo uma das bases mais essenciais tratando-se de encontrar números para fazer boas avaliações do negócio.

Veja como se calcula esta métrica: ROI = (Receita total obtida no período questionado – Total investido no negócio) / Valor total investido = O resultado demonstra o escalamento do investimento, portanto é essencial ser feito de tempos em tempos para melhor acompanhamento dos números.

 

d. Taxa de Abertura de E-mail

Para aqueles que trabalham com e-mail marketing, a geração de leads é um dos carros-chefes do negócio e por isso é importante contar com métricas focadas neste tipo de avaliação. Qual o assunto que mais leva seus leads a abrirem os e-mails? Quais conteúdos são melhor aceitos?

Conhecer tais informações possibilitará uma campanha estratégica muito mais ofensiva, direta e clara resultando em melhores números não apenas tratando-se das métricas, mas também dos recebimentos gerais. Conhecer tais dados contribuirá com a expansão do negócio!

 

e. Taxa de Cliques

 

Ao vincular propagandas e anúncios a diferentes canais digitais é de extrema importância conferir o engajamento do público e a métrica Taxa de Cliques é a mais indicada para este fim. Quantas pessoas estão clicando no seu anúncio e chegando, desta forma, a página de destino do seu site?

Sem sombra de dúvidas, a fim de buscar aprimoramento, é de essencial importância manter-se sempre em alerta com esta métrica que é feita a partir de um cálculo consideravelmente simples: Taxa de Cliques = (Nº de cliques X Nº de impressões) X 100 = Resultado em porcentagem.

 

f. Taxa de Conversão

 

Entrar no site é um passo importante e que requer muito esforço e investimento, entretanto essa conclusão não significa absolutamente nada e sabe por que? O que realmente conta é a conversão, a ação em que o lead deixa de ser apenas um leitor e passa a ser cliente também!

Para ter essa taxa sempre em alta é importante trabalhar em uma boa execução de CTAs – Chamadas para ação ao término dos conteúdos – que determinem a continuidade do processo como “Compre agora!” ou “Se inscreva já!”.

 

g. Ticket Médio

 

Se você trabalha com vendas, o ticket médio é um importante auxiliar que seu negócio precisa utilizar a fim de saber o quanto cada cliente colabora com os rendimentos da empresa. Você já calculou o gasto médio de cada um ao longo de um mês, por exemplo?

O cálculo desta métrica consiste em encontrar tal valor a partir da fórmula: Ticket Médio = Total de receitas do mês / Nº total de clientes que entraram e saíram do seu ambiente físico ou virtual efetuando algum tipo de compra.

 

 

3. Determinação de métricas de campanhas

 

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Em Marketing Digital, como ja falamos aqui, em um post anterior sobre as etapas do Marketing Digital.

As métricas devem ser sempre pensadas de modo a facilitar o andamento e o direcionamento das campanhas publicadas, daí a importância em escolher corretamente pelos KPIs – também conhecidos e chamados de indicadores chave de desempenho.

Encontrar a melhor métrica para a sua ocasião é um jeito eficiente de sempre ter os melhores resultados também. O desempenho de uma campanha é seu fator determinante tanto para o sucesso quanto para o fracasso!

As métricas de Marketing Digital têm como principal objetivo fornecedor o material bruto para as posteriores análises de desempenho de todo o quadro de trabalho. Uma vez que estes números estejam errados, todo o resto também estará haja vista que as métricas são os pilares dessas edificações virtuais.

 

4. Principais atributos de uma métrica

 

Para que uma métrica de Marketing Digital seja considerada como de fato eficiente, é de fundamental importância que ela supra as necessidades pelas quais foi criada.

Se o objetivo da métrica é descobrir o número de pessoas que tem clicado em um banner em um site parceiro, por exemplo, seu sucesso será medido com a correta apresentação deste relatório também.

Existem métricas aplicáveis a diferentes fins e para obter resultados certeiros, que sirvam como base e exemplo, o principal atributo é a funcionalidade. A métrica deve ter um porque de existir. Medir coisas que não acrescentam nada a empresa ou ao seu conhecimento sobre ela, é verdadeiramente uma perda de tempo, de esforço e principalmente de dinheiro!

 

5. Ferramentas básicas de análise

Por fim, para ter acesso a boas métricas de Marketing Digital é essencial contar com boas e completas ferramentas de análises dos ambientes virtuais. Um exemplo em clara evidência neste ramo é o Google Analytics.

A mais completa e audaz ferramenta do Google tem colaborado com muitos profissionais que estão iniciando ou crescendo dentro de seus ambientes virtuais!

Com uma interface simples de ler, o Google Analytics é completamente voltado a entrega de métricas do Marketing Digital para um aprimoramento dos canais e redes. E, assim como este recurso, vale citar que existem alguns outros tão proeminentes quanto.

Gostou das informações prestadas neste artigo acerca das métricas do Marketing Digital? Está pronto para investir neste uso para conhecer de perto os seus resultados para trabalha-los? Aproveite para compartilhar este conteúdo e colabore com seus colegas de trabalho também!

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Forte Abraço e até o próximo post

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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