Marketing Digital Edson Madeira

Objetivos atuais no marketing digital – Uma definição Clara e Objetiva para o seu negócio

A definição de objetivos no marketing digital tem sido um assunto muito comentado e se você deseja saber mais sobre isso, veio ao lugar certo.

Objetivos atuais no marketing digital – Uma definição Clara e Objetiva para o seu negócio

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Se você deseja ser uma pessoa bem-sucedida, ter dinheiro na conta ou perder alguns quilos, certamente a definição de uma meta ajudará a conquistar o que deseja com muito mais foco e determinação. E com o marketing não é diferente, pois a definição de objetivos no marketing digital funciona como um norte e uma direção a seguir para o sucesso que almeja.

Mas, existem várias maneiras de fazer o que deseja, e é preciso ter um olhar sistêmico com relação ao marketing digital. Perceba que a definição de objetivos é uma das partes do que irá determinar o sucesso ou não do que você deseja alcançar.

Por isso, o primeiro passo é analisar quais são as maiores necessidades da sua empresa, para então determinar o seu objetivo.

A definição de objetivos no marketing digital deve se basear nos dados internos da sua empresa, com por exemplo, verificação de relatórios de lucro, despesas e estoque, e também nos padrões de consumo dos seus potenciais clientes. Dessa maneira, com dados bem analisados e definição de metas, os resultados certamente serão muito satisfatórios.

Então, se você precisa de ajuda para definir seus objetivos com marketing digital, quer saber como identificar melhor as oportunidades e otimizar o seu serviço, você está no local certo.

A ideia desse artigo é facilitar o entendimento explicando cada passo de maneira objetiva, e para isso, vou falar e dar exemplos sobre cada ponto citado. Então, boa leitura!

 

 Definição de objetivos no marketing digital

 

Objetivos Marketing Digital ft 1

A Satisfação do Cliente é dos grandes objetivos do marketing digital

 

O primeiro passo para a definição do objetivo, conforme já comentei, é analisar o ambiente e entender o que sua empresa está necessitando.

Nesse ponto é necessário fazer uma análise dos dados da sua empresa, mas se for uma empresa nova ou o lançamento de um novo produto, é necessário focar em estimativas, pesquisas dos padrões de consumo do seu público alvo e análise da concorrência.

Mas, se a empresa já existe é mais fácil analisar o ambiente, pois é possível fazer a examinar o histórico da empresa, e em seguida pode-se partir para as pesquisas externas.

Feito isso é momento de partir para as definições de objetivos no marketing digital.

Abaixo mostraremos as mais comuns.

 

 1- Aumentar as vendas da empresa – Principal definição de objetivos no marketing digital

 

Objetivos Marketing Digital - Como Aumentar Vendas FT 2

 

Atualmente a mais comum definição de objetivos no marketing digital é justamente o aumento das vendas, já que o objetivo da maioria das empresas é o lucro. Nesse quesito é importante ter um trabalho de divulgação bem sagaz.

Antes de mais nada, o mais importante é focar no seu público alvo ou nicho, portanto isso determinará que estratégias usar. Se você faz a opção por um público “X” poderá ser interessante focar na promoção. Já se a opção for por um público “Y”, talvez seja melhor focar em produtos premium.

Tudo dependerá do seu nicho e dos recursos que sua empresa dispõe e é importante sempre fazer uma análise realista. Os resultados alcançados com essa ação de marketing podem determinar o nível de crescimento ou não do seu negócio, portanto tenha muito cuidado com essa etapa.

2- Divulgação do seu produto

Objetivos Marketing Digital - Divulgação FT 3

O seu produto será vendido ou acessado apenas se chegar até o consumidor, ou melhor se estiver na tela do consumido e com uma definição de objetivos no marketing digital clara, a divulgação será apenas uma praxe desse processo.

Pense, por exemplo, na situação uma loja de roupas masculinas de alto padrão que tem um trabalho de divulgação digital interessante. Com certeza, chegará no seu público alvo que são homens de um poder aquisitivo mais alto. Porém, se essa divulgação fosse feita apenas para mulheres e homens de baixo poder aquisitivo, aconteceria o efeito contrário.

Então, a divulgação precisa combinar dois fatores: momento e as pessoas certas. Quando acontece isso, os resultados aparecem e o marketing digital atingiu o seu objetivo.

 

3- Fidelizar clientes

 

fidelizar o cliente FT 4

Imagine deixar seu cliente encantado com seu negócio pelos olhos, acredite isso é possível – encante e seja o diferencial na sua concorrência

 

Dependendo do seu nicho, a fidelização do cliente pode até ser um pouco complicado, porém não é impossível. Para isso, é preciso analisar todo o processo de definição de objetivos no marketing digital como um sistema.

Quando você consegue fazer a fidelização desse cliente, automaticamente está ganhando duas vezes. Primeiro, porque ele voltará a comprar e dependendo da maneira, comprará mais. O segundo ponto e o mais importante: ele vai fazer a divulgação do seu produto ou serviço de graça.

É importante entender como a visão sistêmica é um dos caminhos que levam a uma análise de cenários mais realista e a longo prazo. Afinal, de que adianta garantir uma venda hoje se sua empresa não existir mais amanhã por falta de clientes?

 

4- Ensinar o mercado a consumir

 

Objetivos do Marketing - Ensinar a consumir FT 5

Muitas quando educamos o cliente com nosso produto, ele é capaz de arrastar muito outros clientes para o seu negócio.

 

É sempre importante enviar junto com o seu produto algo educativo ao cliente, como um e-mail, artigo ou ebook que entregue um conteúdo de qualidade. Afinal, quando o consumidor é bem instruído fica muito mais fácil do mesmo voltar e comprar outros produtos.

É muito mais conveniente e fácil conseguir que o cliente compre mais um produto do que ter todo um retrabalho de prospectar novos clientes, pois ele já comprou e já confia no seu produto. E além disso, quando você ensina o consumidor a comprar também amplia o seu leque de opções de vendas, independente de crise que todos falam.

Além disso, fazendo essa estratégia é muito mais fácil atuar na indicação de outros produtos. Por exemplo, se você atua em um nicho de prestação de serviço de consultoria, é possível enviar e-mails educativos com artigos do seu site e em seguida vender um e-book ou um livro físico.

Dessa forma, o cliente que já confia no seu serviço poderá comprar, além da sua consultoria, seus demais produtos ou até mesmo produtos afiliados.

Percebeu que você ganha duas vezes? Realiza primeiramente a venda do seu produto ou serviço, e em seguida pode vender outros produtos ou até mesmo links afiliados.

Conclusão

 

Com o marketing digital é possível maximizar os seus resultados de uma maneira mais eficaz, com custos menores se comparados aos meios de comunicação tradicionais, alcance maior e probabilidades infinitas, mas a grande diferença estará na maneira como você enxerga as oportunidades.

Com uma definição de objetivos no marketing digital que respeite o que citamos neste post, é possível alcançar suas metas e obter muito sucesso com seu negócio.

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Forte Abraço e até o próximo post de conteúdo.

 

 

 

 

 

 

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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