Marketing Digital Edson Madeira

A Evolução do Marketing Digital para alcançar Vendas todos os dias nos negócios

A Evolução do Marketing Digital para alcançar Vendas todos os dias nos negócios

Atualmente ouvimos falar muito sobre o marketing, mas você sabe como tudo começou e tem interesse em conhecer a evolução do marketing digital? Seja no Brasil ou mundialmente.

A propaganda tem registros muito antigos na história. Existem discussões sobre quando exatamente o termo foi criado, e alguns pesquisadores mencionam que consideram o século VIII como início da propaganda, junto com alguns movimentos religiosos.

Mas, a maioria dos pesquisadores concorda que foi com a criação do rádio no século XX que a propaganda, publicidade e consequentemente o marketing tiveram uma abrangência maior.

Na era digital, o primeiro site de busca na internet foi lançado em 1990 e em seguida surgiu a primeira empresa especializada em propagandas digitais, em 1993. Então, por incrível que pareça o marketing digital já existe há aproximadamente de 24 anos.

E além disso, a primeira venda virtual aconteceu apenas em 1994, muito tempo depois da criação da internet, demonstrando
a evolução do Marketing Digital e que esse lado da tecnologia evolui um pouco devagar.

No começo, o marketing digital era muito limitado devido ao baixo número de usuários com acesso à internet, definir sua concentração geográfica, o perfil do usuário, sua classe financeira, entre diversas informações que são importantes para ajudar na segregação do usuário.

Mas, a partir do ano 2000 o número de sites cresceu consideravelmente e nos próximos anos foram criados os maiores sites de compartilhamento de vídeos, redes sociais, sites especializados em empregos, conversas por tempo real e entre diversos tipos de site.

Nesse período onde a evolução do Marketing Digital cresceu e se expandiu, o acesso à internet também aumentou exponencialmente até chegar no nível de acesso e liberdade que temos hoje, onde cerca de 50% da população mundial tendo acesso à internet, o que contribuiu para a evolução do marketing digital que conhecemos hoje.

 As ferramentas de busca e a importância do conteúdo de qualidade

A Evolução do marketing Digital 3

Com o passar do tempo, um problema bem claro começou a incomodar os usuários da internet. Existia uma grande quantidade de sites disponíveis, mas nem sempre sabíamos o endereço. Era como se pudéssemos nos transportar para qualquer local do mundo, mas sem saber exatamente o local que deveríamos ir.

Com a falta de informação sobre os endereços dos sites, surgiram os buscadores no qual o usuário pode digitar o que está procurando e automaticamente receber uma grande lista de quais sites pode acessar para encontrar o conteúdo referente a palavra que procurou.

Esse foi o grande ponto de mudança da internet e contribuiu muito para a evolução do marketing digital.

A partir desse momento, os sites de busca se tornaram uma verdadeira chave, sendo a página inicial de muitos usuários e o primeiro site que acessam antes de entrar no site que realmente desejam acessar. Com essa virada na internet, o marketing se voltou para a área de criação de conteúdo de qualidade.

A grande sacada que surgiu com esse método de utilização da internet, é usar os buscadores como uma forma de publicidade natural para o seu site, umas das eras em que estamos na evolução do Marketing Digital

Como os buscadores utilizam palavras-chaves relacionadas com o conteúdo disponível nos sites para criar a lista que será visualizada pelo usuário, a preocupação em produzir um conteúdo de qualidade se tornou muito importante para quem deseja trabalhar com marketing online.

Ferramentas que foram criadas graças à evolução do marketing digital

As empresas fazem esforços constantes para que seu conteúdo apareça na primeira página dos sites de busca, e pensando nisso, foram criadas algumas ferramentas que auxiliam nessa tarefa:

Criação de sites

O site é uma das melhores formas de divulgar seu trabalho, e se você deseja que sua empresa seja conhecida, é essencial criar um site, blog ou uma loja virtual.

Search Engine Optimization (SEO)

Além de criar o site, também é necessário aplicar algumas técnicas de SEO para que os sites de busca reconheçam o seu conteúdo, como escrever sobre uma palavra-chave para atrair o público de seu interesse.

Links patrocinados

Para facilitar o sucesso do seu negócio no meio digital, também é possível pagar por links patrocinados, para que sua empresa seja encontrada com mais facilidade.

Redes sociais

Foram criadas diversas redes sociais para facilitar a comunicação com o usuário, e atualmente as principais são o Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram.

E-mail marketing

Conjunto de e-mail para aproximar o contato da empresa com o usuário, e fazer promoção de produtos ou serviços, além de newsletters com atualizações de conteúdo da sua empresa.

Produção de conteúdo – a principal evolução do marketing digital

Produção de conteúdo de qualidade para atrair clientes, como vídeos, artigos, imagens, podcasts.

 

A nova vida social e o Marketing

A Evolução do marketing Digital 4

O número de usuários, a quantidade de horas que passam na internet e o perfil de usuários das redes sociais também não para de crescer, e isso gerou um novo tipo de vida social, que é completamente virtual.

Se antes existiam diversas pessoas que viviam quase exclusivamente da sua fama e do seu prestígio, a nova vida social também cria novas celebridades, a diferença é que dessa vez são virtuais.

Quem é influente na sociedade sempre teve vantagens, de tal forma que certas pessoas viviam exclusivamente da sua influência. Os atores de Hollywood são um exemplo disso: recebem dinheiro para vestir roupas de grife, dirigem carros patrocinados, recomendam livros ou filmes ou ganham para estar presente em algum evento.

Hoje, as celebridades além do mundo real, também são do mundo virtual, e nas redes sociais vários usuários são patrocinados por empresas para promover seus produtos, seja de forma declarada ou não.

A tendência da técnica conhecida como Product Placement (quando uma empresa paga para colocar seu produto em algum tipo de produção, seja vídeo, foto, texto, entre outras opções) é que as propagandas fiquem cada vez mais virtuais, onde as celebridades virtuais promovam produtos através de fotos em suas redes sociais, criem textos para falar de livros que seus seguidores deveriam ler e assim por diante.

Isso cria um mercado de celebridades e famosos muito mais competitivo, onde a qualquer momento uma pessoa de qualquer local do mundo pode se tornar mundialmente famosa apenas com seu celular e algumas fotos.

O novo rosto das empresas

 

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Antigamente as empresas não tinham a obrigação de interagir com seu público, mas atualmente os negócios que trabalham diretamente com o cliente e em grande quantidade, ter uma atitude de interação é muito importante.

Até mesmo nomes tradicionais do mercado, especialmente do varejo, estão se adequando ao mundo virtual, e cada vez mais interagindo com o cliente através das suas páginas das redes sociais. Com o passar do tempo, o cliente está exigindo cada vez mais facilidade no contato, e essa é uma das conquistas com a evolução do marketing digital.

No futuro, provavelmente alguns serviços de atendimento ao cliente por telefone serão completamente extintos, a evolução do marketing digital, faz com que as empresas estejam focando seus serviços de interação completamente online, no qual conseguem oferecer um serviço muito mais customizado e único ao cliente.

Além disso, foram criados sites que são exclusivos para reclamações e avaliações, tornando os erros e casos de negligência cada vez mais públicos e expondo os erros das empresas que antes eram escondidos por falta de divulgação.

Um exemplo que posso citar é o Nubank, uma startup financeira com atendimento exclusivamente online que ganhou o coração dos brasileiros, com um serviço eficiente e personalizado.

A importância da evolução do Marketing Digital

 

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Para pensar na importância do marketing online atual, analise quantas vezes você usou a internet hoje.

Analise também quantas atividades que há vinte anos eram feitas de uma forma e hoje existem outras opções pela internet, que é o caso da Netflix, por exemplo, que certamente contribuiu com a extinção das locadoras de filmes.

O mundo digital está ficando cada vez mais importante e lentamente está dominando os espaços da nossa vida, que antes eram controlados por outros canais ou ferramentas.

Por isso, para quem trabalha com publicidade, propaganda ou marketing, a internet é cada vez mais um espaço que deve ser estudado. Especialmente para quem trabalha com vendas, projetos ou é empreendedor, o mundo digital e seu potencial são evidentes.

O mais importante de tudo é a velocidade da evolução digital, uma evolução que cresce na velocidade das novas oportunidades que oferece. Por isso, se você procura oportunidades financeiras ou publicitárias, esse novo canal pode te oferecer um crescimento exponencial na sua empresa ou carreira profissional.

Ainda não está aplicando as ferramentas de marketing digital na sua empresa?

Quer saber como você pode atingir resultados excepcionais com Marketing Digital? Seja na sua empresa ou no seu negócio em que acabou de começar?

Vejamos que empresas comuns estão usando Marketing Digital para faturar 10x mais, e você pode conseguir os mesmos resultados sem desperdiçar o seu tempo e dinheiro.

Você precisa usar um processo comprovado que faça vendas de um jeito repetitivo. Assim, poderá atrair desconhecidos, e ao se relacionar com eles, conquistará mais do que vendas… clientes fiéis!

Você vai Conhecer os 3 Pilares do Sucesso:

1º Pilar: Vender – É a estrutura que vai fazer com que seus visitantes virem clientes, de forma previsível, repetida e lucrativa.

2º Pilar: Relacionar – Você vai aumentar a sua base de contatos e criar relacionamentos lucrativos com os seus leads.

3º Pilar: Atrair – É o que dará visibilidade para a sua empresa com táticas eficazes para atrair mais compradores.

Isso é exatamente o que você vai aprender no nosso treinamento Marketing Digital Essencial.

Conheça agora mesmo e aproveite a oportunidade para alavancar seu negócio.

 

Forte Abraço

e Até o próximo post de conteúdo.

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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