Desenvolvimento Pessoal Edson Madeira

Produtividade Idiota: Um fantasma nas mentes criativas – mas como aumentar produtividade e ter foco?

Produtividade Idiota: Um fantasma nas mentes criativas – mas como aumentar produtividade e ter foco?

Você vive se perguntando como aumentar produtividade ou melhorar? é um especialista em determinadas tarefas do seu dia-a-dia ou atividade profissional, entende de tudo quanto é assunto, mas quando olha para sua caixa de entrada do e-mail está vazia, parece que ninguém se importa ou chama para algum trabalho específico da sua área, sua mesa esta as claras e parece lotado de trabalho, mas sem nada, não existe nada centralizado em um objetivo ou perdeu o foco total? Você se vira nas demandas recebidas prontamente e se perde nos intervalos e nos tempos de entregas de trabalho.

como-aumentar-produtividade-15

Seus projetos estão marchando de forma constante para a sua conclusão. Seus arquivos são copiados, seu armário de arquivamento é uma coisa de beleza ordenada, ou totalmente inexplorada. O sistema de fluxo de trabalho é uma máquina bem oleosa, arrumadinha, eficiente mas sem foco claro? Ou é aquela bagunça que você nem sabe por onde começar? E como aumentar produtividade vendo tanto ponto negativo?  Em tudo que você se depara pergunta como aumentar produtividade, como ser mais claro e específico nos meus objetivos, nada parece que esta centralizado ou focado em um objetivo?

como-aumentar-produtividade-17

É tantas perguntas, e de fato aonde você se encontrou? Para suas perguntas, eu te respondo sem medo de errar, você não esta sozinho.

O problema é que as vezes você não está recebendo bem como gostaria na sua profissão ou até mesmo como empreendedor no seu negócio não é mesmo? Gostaria de faturar muito mais, nada que tem feito tem um impacto.

Não há nada que segura a atenção das pessoas sobre você ou o que você oferece, pessoas que se importam com você ou seu trabalho. Nada que tem feito vai mostrar para você com orgulho pelo tempo que viráo que parece ser um transtorno, é eu já me senti assim e me sinto quando não entrego uma tarefa que almejo concluir em determinado tempo, ou até mesmo como empreendedor não atingir o resultado que eu gostaria, a vida é difícil meu amigo ou amiga, nada parece ter efeito, porém a maior conseqüência é a falta de foco e onde você almeja chegar? de fato olha pra si como aumentar produtividade a cada dia, parece mais um pesadelo, porém você sabe que pode melhorar e tem solução.

como-aumentar-produtividade-09

Se você não for cuidadoso você pode acabar como, Ralph Waldo Emerson (foi um famoso escritor, filósofo e poeta, fez seus estudos em Harvard para se tornar, como seu pai, ministro religioso) que disse: “A coerência tola é o fantasma das mentes pequenas”. Eu gostaria de colocar diante dessas palavras para sua consideração que a produtividade tola é o fantasma de mentes criativas e de fato uma fatalidade quando se tem idéias, considera eficiente mas somente idéia, somente algo abstrato que não se realiza e não coloca em prática, a idéia se torna totalmente ineficiente, é uma criatividade tola improdutiva, quando somente pensa e não existe foco e saber por onde começar.
como-aumentar-produtividade-04

 

Como aumentar produtividade? Parece que é uma pergunta na mente todos os dias,  é de fato se sentir assim quando quer evoluir, não é somente de dentro de você, não é somente o seu coração, mas é como olhasse para todo mundo trabalhando o seu desenvolvimento pessoal e profissional e não sair do lugar é como rodar em círculos e não encontrar saída.

Como aumentar produtividade na gestão organizacional

como-aumentar-produtividade-01

A gestão de tempo e sistemas de produtividade pessoal tem muito a ganhar. Depois de ler muitos assuntos nessa área, e viver em extensas reuniões de empresas falando do assunto, produtividade e mais produtividade que é um assunto constante em qualquer organização que almejam crescimento, tive a experiência em trabalhar em uma rede headscount ( “é um meio muito usado no varejo na Europa, para quem não sabe o que significa é um número de pessoas reduzidas que trabalham em equipe ou projeto, pode se dizer aquele que faz mil e uma coisas, como diz em São paulo, não sei ai onde você esta, funcionário bombril rsssss…. o gerente se torna tanto responsável pela parte administrativa, como operacional e faz atividades de um operador ou repositor normalmente, com foco total em produtividade e agilidade”).

como-aumentar-produtividade-10Ver gráficos e tabelas nesse tema é colocado dia após dia nos seus olhos e cobrado sempre, ver idéias e sistemas ligados a produtividade me sinto vendido nessa idéia com total falta de foco, mas por experiência própria tais sistemas pode se tornar uma distração do seu trabalho real, seja físico ou online e até mesmo seus projetos, você nunca vai saber como aumentar produtividade em sistemas inefáculos de máquinas ou apontamentos em gráficos.

No meio de afinar o seu sistema de listas de tarefas, você pode perder de vista o trabalho criativo, difícil e desafiador que só você pode fazer. Em um extremo, você pode gastar mais tempo em seu sistema de fluxo de trabalho do que no próprio trabalho, o equivalente digital de clipes de papel a baralhar. Mas mesmo quando você está ocupado trabalhando, você pode ser pego na “armadilha de eficiência” – o que eu chamo pessoais taylorismo (sistema de organização de trabalho do engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor, com o qual se pretende alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço).

como-aumentar-produtividade-05Para ver o que quero dizer, vamos fazer um desvio através do início do século XX da indústria pesada ou mão-de-obra. Frederick Winslow Taylor era “o pai da administração científica” – um sistema de gestão do trabalho humano através do desenvolvimento de métodos padronizados para a execução de cada tarefa na linha de produção. Os procedimentos foram concebidos para máxima eficiência e os trabalhadores foram treinados para cumpri-los, de forma rígida, uma hierarquia e autoridade foram usadas para manter o controle.

como-aumentar-produtividade-06Sob o taylorismo, um gerente não só poderia dizer a um trabalhador para alimentar uma fornalha, ou instalar um parafuso, ou digite uma letra de negócio, mas de uma forma em como aumentar produtividade poderia arranjar a tarefa e mostrar o trabalhador exatamente como fazê-lo em máxima eficiência.

No início do século XX, o taylorismo foi amplamente adotado e se tornou um dos principais mecanismos de produção em massa. Nas economias ocidentais desenvolvidas, taylorismo é uma curiosidade histórica, geralmente citado como um exemplo do que não fazer quando gerir seres humanos. Ninguém defende seriamente usá-los mais.

como-aumentar-produtividade-agora

Como aumentar Produtividade e Por quê?

Porque a eficiência não é mais o nome do jogo, idéias são difundidas todos os dias, mas pouco executadas.

China e outras nações estão vencendo a competição de economias ocidentais sobre a produtividade, por produzirem bens a preços impossíveis para corresponder dentro dos países da América e Europa, é extremamente impossível a concorrência e destacar os valores, até mesmo como pessoa física pode comprar um produto em sites como Alliexpress por exemplo e sai muito mais barato que comprar direto de um site nacional como o mercado-livre por exemplo. As empresas ocidentais não podem mais competir na eficiência – mas em produtividade e foco são incomparáveis.

como-aumentar-produtividade-02

Este é um dos principais impulsionadores da economia criativa , em que a inovação é hoje a principal fonte de vantagem competitiva. E taylorismo tem um registro pobre em criatividade.

Richard Florida (é um teórico norte-americano do Urbanismo. É licenciado em Ciências Políticas pela Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, mas a sua principal atividade acadêmica encontra-se associada à área de Economia Urbana)  liga as idéias de Taylor com os de Henry Ford no que ele chama de “o modelo organizacional”.

como-aumentar-produtividade-14

Apesar das eficiências criativas deste novo sistema, os eventuais limites criativos da era organizacional são evidentes para qualquer pessoa que viveu com este tempo. Ver que de fato temas como aumentar produtividade em grandes organizações são falados constantemente.  As organizações foram assolada pelo conflito entre a criatividade e controle. Os valores burocráticos muitas vezes funcionou para extinguir criatividade no chão de fábrica, abafá-lo ou ignorá-lo no laboratório e desencorajar a iniciativa empresarial ou de um empreendedor de sucesso.

como-aumentar-produtividade-hoje

Como aumentar Produtividade o que tudo isso tem a ver com você?

Em um nível pessoal, você enfrenta o mesmo problema que as empresas modernas ou os empreendedores individuais. Eficiência e produtividade tornaram-se condições necessárias mas não suficiente de sucesso. Se eles são a base de sua abordagem para o trabalho, em seguida, suas opções – e recompensas – vão ser severamente limitada. Se você quiser ter sucesso no mercado do século atual, você vai ter que fazer algo muito diferente, surreal e envolvidos em capacitação de ter foco total e objetividade.

como-aumentar-produtividade-12

Outsourcing (é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa, hoje também muito utilizado em consultorias) para a Índia e a China começou com a fabricação industrial, mas hoje no Brasil e diversos países já se espalhou para secretariado, contabilidade, administrativa e trabalho legal – até mesmo empregos “criativos”, como design gráfico e programação.

como-aumentar-produtividade-21Organização, profissionalismo, eficiência, produtividade e iniciativa – estes estão se tornando onipresente, e dependendo de onde você mora há uma justa chance de alguém, em algum lugar proporcionar algo muito mais barato do que você pode.

Portanto, se a sua abordagem ao trabalho é baseado na “produtividade pessoal”, corre o risco de cair na armadilha pessoal do taylorismo. Você está se tornando mais eficiente sob o risco de perder sua cabeça criativa e sua vantagem competitiva, e você já perdeu o jogo da eficiência, de qualquer maneira você deve e tem que entender como aumentar produtividade em qualquer momento de fato tem a ver com você em todos os sentidos.

Você já se encontrou ocupado e “produtivo” à custa de ser criativo e eficaz?

Se você esta fora deste ciclo e volta para sua criatividade melhor, como você conseguiu isso?

Como você para o seu sistema de produtividade pessoal e tornar-se um fim em si mesmo?

como-aumentar-produtividade-sempreHá de fato, algo que muitas vezes paramos no tempo e parece que tudo que almejamos acaba passando ou proclastinando, passa horas e tempo e nada se realiza, por mais que tenha diversos objetivos e planos dentro do seu trabalho, e siga conselhos eficiente de muitos mestres e empreendedores, mas tudo em que você quer realizar falta um adjetivo, algo que muitas vezes você mesmo reconhece em nada estar sendo realizado em sua vida, até mesmo almeja sozinho, mas falta FOCO.

Isso mesmo, é um mal que alucina e toma conta de muitos profissionais, seja qual for o ramo de atividade ou o nicho que você seja um empreendedor ou prestador de serviço , falta foco mas acabar de uma vez por todas com a sua falta de foco e saber (sem autoajuda boba ou vídeos motivacionais batidos), para isso liquidar com toda procrastinação, apatia, falta de iniciativa e desconcentração.

Mais cedo ou mais tarde a falta de foco vai te fazer perder quantidades absurdas de tempo, energia, dinheiro e oportunidades, por isso esse é um problema quase que generalizado, e acredito que você também pode estar se prejudicando muito com a procrastinação, apatia, falta de iniciativa e desconcentração que a falta de foco gera.

Eu não quero que isso aconteça com você, por isso quero assista o vídeo que pode dar uma guinada na sua produtividade e ter muito mais resultados e isso em 28 dias, ira saber como aumentar produtividade consistente e transformando seus resultados, seja como empreendedor ou um profissional liberal, é momento de ter foco e saber como aumentar produtividade vai melhorar muito mais no seu ramo de atuação.

Desde ja agradeço e deixe seu comentário e conheça os demais posts do blog, que vai melhorar sua auto-perfomance e ajudar em diversas área do seu negócio.

 

 

 

Deixe seu Comentário - Seu Feedback é importante.

Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

Receba Dicas sobre: Empreendedorismo, Marketing Digital e Desenvolvimento Pessoal?    Inscreva-se e ganhe O LIVRO: O PODER DA AÇÃO de Paulo Vieira

Somos Contra Spam, seus dados não serão repassados a terceiros