Marketing Digital Edson Madeira

Como montar um plano de Marketing Digital: 4 Ações para iniciar sua trajetória online de Sucesso.

Como montar um plano de Marketing Digital: 4 Ações para iniciar sua trajetória online de Sucesso.

Tendo em Vista o cenário atual no empreendedorismo, e saber como montar um plano de marketing digital, é uma realidade e hoje podemos perguntar:

1 – Qual o seu objetivo no Marketing Digital

2 – Quem é o nosso público-alvo, que almeja atingir?

3 – Quais os canais de Campanha e fonte de tráfego a atingir?

4 – E qual elaboração para essas ações?

Esses são os tópicos que atingiremos nesse post, com intuito de abrir a visão dos empreendedores e começar a ter sucesso na sua trajetória online.

O empreendedorismo em plataformas digitais já é uma realidade em nosso cotidiano. Vender produtos ou serviços via sites, blogs é uma tendência que, na atual época da internet, já se tornou uma prática corriqueira. No entanto, assim como o marketing físico, o marketing digital também conta com as suas particularidades. Uma delas é a elaboração de um plano de marketing bem executado, que tenha o intuito de trazer várias soluções envolvendo questões sobre o público-alvo, estratégias de venda, formas de abordagem, entre outras questões de igual relevância.

O fato é que qualquer negócio efetuado na internet necessita, por parte do gestor, de um bom planejamento. Fazer um plano de marketing digital é uma tarefa que visa evitar possíveis transtornos que possam vir a ocorrer durante o processo de gestão.

 Como montar um plano de Marketing Digital?

Muitos empreendedores, geralmente aqueles que ainda estão iniciando os seus primeiros passos no negócio virtual, não sabem exatamente como montar um plano de marketing digital. Em alguns casos, até desconhecem a importância de um bom planejamento, acreditando que basta utilizar as plataformas digitais e online sem muitos critérios. Por isso, nesse contexto é importante pesquisar e procurar aprender questões sobre como fazer um plano de Marketing Digital.

 

como-montar-plano-de-marketing-digital-

Planejar, pesquisar e entender seu plano é o inicio para o sucesso online no marketing digital

 

O trabalho de elaboração de como montar um plano de marketing digital é essencial para o empreendedor saber onde está pisando, como investir, quais ferramentas online usar e mais uma série de detalhes que são essenciais para o sucesso de um empreendimento digital.

Passos para a elaboração de um bom planejamento

Para uma sequência mais atingível, vamos alguns passos importantes para o planejamento e colocar em prática o seu plano com marketing digital.

1 – A elaboração dos objetivos:

O passo inicial sobre como montar um plano de Marketing Digital é a definição nítida dos seus objetivos. Ao elaborar um objetivo, o empreendedor deve deixar bem claro o que almeja com o seu processo de gestão.

Nessa etapa de conhecimento de objetivos é que são estabelecidas as metas a serem atingidas, estratégias e outros pontos que são essenciais. Além disso, é nessa fase que é necessário estipular prazos de execução, facilitando e organizando as ações e os períodos em que elas serão executadas.

Independente do seu negócio na internet, seja a venda de produtos ou de algum serviço, a definição dos seus objetivos é uma etapa que não pode passar batida, um bom planejamento e uma pesquisa de marketing, te ajudara,  pois ela guiará várias das suas estratégias e metas.

2 – Conhecimento de público-alvo:

Após a definição dos objetivos, vem a questão que envolve o conhecimento do público-alvo. Vale lembrar que o público-alvo é a grande razão para a existência do seu empreendimento, pois é para ele, para o público, que você dedicará os seus esforços para disponibilizar produtos de qualidade. No processo de como montar um plano de Marketing Digital, o conhecimento do público-alvo envolve saber questões sobre preferências, desejo de compra, entre outras questões.

No caso do marketing digital, hoje em dia é possível contar com diversas ferramentas na Internet que apontam com precisão detalhes sobre qual é o perfil do público visitante de sites, o que esse público-alvo procura e mais vários detalhes que são relevantes para o seu conhecimento do empreendedor. Tendo base tais análises, o gestor terá condições de efetuar o perfil correto do público-alvo e, assim, adequar a linguagem e o conteúdo do marketing digital a ser produzido.

Diante da definição adequada do público-alvo, chega o momento de estabelecer quais os canais digitais serão utilizados para a execução das campanhas de marketing.

3 – Definição de canais para as campanhas

As alternativas para a divulgação de uma marca na Internet são bastante variadas e, por causa dessa característica, é necessário, ainda na etapa inicial do projeto, estabelecer quais são os canais mais adequados para cada linha de campanha, sabendo como montar um plano de marketing digital levando em consideração as características e o perfil do público-alvo que o empreendedor pretende atingir.

como montar plano de marketing digital 6

A internet é um oceano de geração de tráfego e escolha do público-alvo para definição de campanhas

Porém, vale lembrar que, apesar da grande variedade de canais, não é necessário usá-los todos de uma vez. Um bom planejamento e um estudo de público auxiliam a verificar quais são os canais mais compatíveis com o que se deseja.

O empreendedor que administra um negócio digital até pode fazer uso de uma variedade ampla de canais no início da campanha, tais como blog, redes sociais, e-mails, entre outros. No entanto, ele deve saber com atenção o que acontece com cada um deles para detectar os que não estão resultando valores positivos, tráfego de navegação ou gerando conversão relevante para o seu site. Ou seja, o empreendedor deve saber quais canais continuarão sendo utilizados e quais serão descartados.

4 – A elaboração de um cronograma de ações

No processo de como montar um plano de marketing digital, a elaboração de um cronograma de ações é essencial para que o andamento do trabalho seja satisfatório. No marketing digital da atualidade, é possível contar com uma combinação harmônica entre os diversos canais e, dessa maneira, explorar esse potencial de junção.

Nesse contexto, a utilização de peças promocionais, a postagem em blogs, o uso de redes sociais e tudo mais devem estar devidamente alinhados em conceitos de veiculação. O marketing digital exige passos bem definidos e estudados, pois assim o gestor terá o êxito desejado em seu empreendimento.

 E quando um empreendedor administra um negócio físico?

O marketing digital é uma realidade da era moderna. Por isso, quem é gestor de um negócio físico tem a possibilidade de expandir o seu trabalho de administração para o meio online.

É válido, nesse caso, ter em mente que a expansão de um negócio físico para a área digital também exige uma definição de planejamento e um arranjo de canais na internet a serem utilizados.

como montar plano de marketing digital 5

Montando um plano de Marketing Digital, a internet é extensa e amplia as oportunidades de atingir um trafego maior do seu público-alvo.

Quem administra um negócio físico, ao se inserir também no marketing digital, terá condições de ampliar as suas vendas, uma vez que as mídias na internet possuem um longo alcance, como já escrevemos no post anterior e dando dicas até mesmo para anunciar na plataforma de mídia social que atinge  o maior público da internet..

É importante que o gestor, que já administra um negócio físico, faça uma análise do seu público-alvo e veja em quais mídias efetuará as suas campanhas no meio digital. Como podemos concluir, o marketing digital exige um processo de execução com planejamento, pesquisas e estudos. O marketing digital é atualmente uma tendência que, quando bem executado, traz resultados lucrativos.

Qual etapa, você está hoje? e onde almeja alcançar seu espaço? As oportunidades são extensas e atinge uma multidão de pessoas que almejam mudar suas vidas, atingindo a internet, para isso é necessário foco e um grande passo a ser dado é saber por onde começar, e o que fazer.  Com ensinamentos que vão te ajudar a iniciar seu planejamento em como montar um plano de marketing digital, com um treinamento que vai direto ao ponto que é o Trabalhar pela Internet Agora, do Rodrigo Vitorino, profissional sério que ensina o caminho como empreender pela internet.

 

Um forte abraço e até o próximo post

 

Deixe seu Comentário - Seu Feedback é importante.

Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

Receba Dicas sobre: Empreendedorismo, Marketing Digital e Desenvolvimento Pessoal?    Inscreva-se e ganhe O LIVRO: O PODER DA AÇÃO de Paulo Vieira

Somos Contra Spam, seus dados não serão repassados a terceiros