Marketing Digital Edson Madeira

15 Estratégia de Marketing para o seu Negócio na internet crescer constantemente.

15 Estratégia de Marketing para o seu Negócio na internet crescer constantemente.

Estrategia de Marketing é um conjunto integrado de escolhas sobre como criaremos e conquistaremos valores, durante um longo período de tempo na Construção da marca de um negócio, é extremamente eficaz e importante, ter estrategia de marketing e  pronto para os momentos em que virão, nada é fácil em nenhum negócio, mas começar qualquer negócio seja do zero ou com reservas financeiras, ter estrategia de marketing a longo prazo dever ser consideradas, e falo isso levando em conta para um negócio online, que hoje vem crescendo muito no Brasil com afiliados alucinados, procurando rendimentos e muitas vezes errando por falta de planejamento e falta de conhecimento, apenas acreditando em métodos, porém sejamos claros, métodos não se faz parte de negócio, o que faz acontecer é o seu planejamento eficiente e sua estrategia de marketing para o seu avanço.

Como já tinha falado em o post anterior sobre 15 estrategia de marketing Online, quero apresentar mais 15 estrategia de marketing eficazes e eficientes para um negócio online ou físico, se for o seu caso, meu foco é no seu negócio online, mas amo e falo de empreendedorismo, e se você tem seu negócio físico aproveite a oportunidade em conhecer esse mercado digital a tempo de você sair na frente da sua concorrente, lembrando sempre do marketing tradicional que é a raiz de todo negócio sustentável, para manter um relacionamento com engajamento e futuramente trazer vendas para o seu negócio.

estrategia-de-marketing-1

Uma boa estrategia de marketing reúne três desafios

  1. Coerência externa– Busca de oportunidades de lucro, com a aceitação do seu público para pagar pelos seus valores (conteúdo) oferecido, uma estrategia de marketing bem feita faz efeito, ou seja todo conteúdo eficiente irá criar um valor e realmente virar vendas para o seu negócio.

“Um protagonista é seu concorrente se os clientes valorizam menos o seu produto, quando eles têm o dele de igual valor.”

“Um protagonista é seu integralizador quando os clientes valorizam mais o seu produto, quando ele tem o dele igual ao seu.”

PS: Entende-se o protagonista seu fornecedor do produto, ou um afiliado ou produtor de produto digital.

Ou seja, terão diversas pessoas falando do mesmo assunto, mas somente o que tem valor e um conteúdo eficiente será capaz de trazer seguidores, fãs e conseqüentemente engajamento para vendas.

  1. Coerência interna – As melhores estrategia de marketing são baseadas nas vantagens dos recursos que você irá oferecer; recursos que não são estimados diretamente para vendas ou sob o manto de ignorância do concorrente que concorre com o mesmo produto que  você disponibiliza, mas pela falta de conteúdo afeta o seu produto. Os investimentos que você obtém em recursos direcionado ao seu público-alvo correto, terá sucesso em um seguimento de escala, desde que sua estrategia de marketing seja eficiente comparado com outro afiliado.
  2. Consistência da dinâmica – Uma desordem no empreendimento e na adaptação de recursos dos concorrentes consagrados, podem te ajudar a acertar sua consistência no seu negócio online, com amplas estrategias aonde você irá de frente com as necessidades e obter novos clientes. As vantagens que você oferece no seu negócio, agregam valor para o seu cliente através dos seus conteúdos, não copiando os concorrentes consagrados, mas adaptando as dicas ao seu negócio que irão fazer a diferença e consistência para o seu crescimento.

estrategia-de-marketing3

 

Estrategia de Marketing no Negócio Online

Continuando o post anterior que falamos das 15 estratrgias de marketing para montar seu negócio online, se você não-a viu sugiro que leia o conteúdo anterior e acompanha nesse post o que vou apresentar, iremos apresentar mais 15 estrategia de marketing para o seu negócio online, talvez você ja conheça todas, mas de extrema eficiência e que se for implementada se destacará entre muitos que obtêm o mesmo negócio que o seu.

1 – Estrategia de Marketing de Eventos

estrategia-de-marketing-maketing-de-eventos1

Criação de eventos é uma ótima maneira de impulsionar as vendas. Os clientes muitas vezes precisam de uma razão para fazer compras em eventos, podem muitas vezes oferecer a razão perfeita. Isso tornou-se parte da cultura americana, ligando eventos juntos que os consumidores amam, e trazendo compras para o seu negócio, muito usados em consultorias e em marketing multinível que virou uma febre americana, e vem tomando espaço também no Brasil, hoje o Marketing Digital se tonou especialista nesse meio.

2 – Estrategia de Marketing Offline

estrategia-de-marketing-maketing-offline-2

Com a adoção em massa da Internet, muitas empresas estão encontrando novas formas de integrar o marketing offline, com as novas tecnologias para criar experiências de clientes mais envolventes.  Empresas como Coca-Cola tem criado uma verdadeira máquina de vendas automática que convidam os clientes a abraçá-los. Uma Estrategia de Marketing demonstra que a  marca Coca-Cola amarram o cliente na emoção para o seu núcleo de felicidade, mas também convidam os clientes a experimentar o verdadeiro off-line do produto, esse é a maior estrategia de marketing no mundo digital, trazer a emoção ao cliente, mesmo sem oferecer uma venda, mas ter o cliente apaixonado pelo seu produto.

3 – Estrategia de Marketing Direto

estrategia-de-marketing-maketing-direto3

Comunicar-se diretamente com os clientes e potenciais clientes através de e-mail, textos, panfletos, carro de som, redes sociais e outros materiais promocionais, tudo é de extrema importância para o Marketing Direto, é ir direto ao alvo e acertar o ponto, que vai trazer audiência é ir direto sem mimimi, mas ir direto ao cliente quente que você criou um relacionamento, arriscar e ir direto falando do seu produto ao cliente frio você ira perder a credibilidade do seu negócio.

4 – Inbound Marketing

estrategia-de-marketing-inbound-maketing-4

As empresas que tem muitos  clientes, ou o empreendedor com suas listas maiores, tende a chamar seus clientes e se relacionar por várias razões nas suas estrategia de marketing. Isso pode representar uma grande oportunidade para vender aos clientes produtos e serviços adicionais que atualmente não tem, seria mais ou menos eu comprar um produto de um produtor e após criar um relacionamento, ele ver a minha necessidade de oferecer outro produto que irá incrementar conhecimento no setor de atuação, seja em qualquer área ou nicho, no mundo físico e até mesmo no mundo online.

Quando os clientes empresariais, liga para verificar seus saldos, os banco de negócios perseguirão muitas vezes para aproveitar as oportunidades para oferecer e ver o interesse em uma linha de crédito, com uma variedade de outros serviços oferecidos pelo banco, com certeza você já passou por isso, ou com aquela menina do telemarketing te ligando para oferecer serviços após verificar seu saldo no banco e ver que você tem linhas de créditos que podem ser aceitas, realmente é um enchimento de saco, rsssss….

5 – Marketing de Boletim

estrategia-de-marketing-boletim-de-marketing

Uma maneira divertida de promover um negócio e usado como estrategia de marketing, é escrever um boletim informativo que destaca algumas das coisas de interesse jornalístico que aconteceram para a organização ou algo voltado ao seu negócio. Estes boletins podem criar um sentimento de inclusão e participação com a sua comunidade ou seguidores, que esta em alta hoje fornecendo um motor essencial para o seu crescimento incrível.

Eu sou um desses empreendedores que gosta de compartilhar de notícias e boletins informativos de acontecimentos na mídia, para deixar a audiência engajada no negócio e preparada para o próximo produto que irei oferecer.

6 – Estrategia de Marketing – Artigo Marketing

estrategia-de-marketing-artigo-maketing1

Um empreendedor onde a experiência é muito valorizada, até mesmo os artigos podem oferecer uma ferramenta poderosa para mostrar o seu conhecimento e experiência, ou seja através de programas ou aplicativos, uma eficiente estrategia de marketing que vem sendo utilizado por grandes empreendedores, acredito que você ja recebeu uma notificação para liberar algum aplicativo no facebook, ou até mesmo ja baixou no seu Play Store.

Algumas inovações ou eficiência de algum conhecimento adquirido são compartilhados na forma de artigos ou white papers , para quem tem conhecimento no marketing tradicional, entendera e acredito que já viu muito em grandes indústrias “White papers no marketing seria  como estratégia vencedora. Na era das novas tecnologias eletrônicas e formatos digitais de conteúdo, acabamos nos esquecendo de boas e velhas estrategia de marketing que ainda podem ser bastante eficientes em nossos dias”, hoje se utiliza muito e-books, antes se usava muito White papers”.

estrategia-de-marketing-artigo-maketing

A informação técnica precisa ser transmitida aos compradores especializados, de forma complementar como um inicio ao treinamento ou introdução do conhecimento que será expandido. A amazon.com tem dedicado parte de seu site para white papers sobre  know-how técnico, que são conhecimentos em métodos e procedimentos profissionais em computação em nuvem em inglês, cloud computing, que refere-se à utilização da memória na capacidade de armazenamento em cálculos dos computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seria a integração de redes interligadas. Esta é uma forma muito sofisticada de comercialização para os compradores especializados, ou seja no mundo online, seria a comercialização de produtos de grandes valores, que abrange um público especializado específico. No mundo físico das empresas seria a troca de informação antes de adquirir o produto final, forma muito utilizada no marketing digital com os famosos lançamentos.

7 – Estrategia de Marketing de Conteúdo

estrategia-de-marketing-marketing-de-conteudo

Escrever em posts de blogs ou na página das redes sociais de uma empresa ou um empreendedor individual, e publicar conteúdo para educar os potenciais clientes e seus seguidores das redes sociais sobre seus produtos e serviços, estrategia de marketing essencial, é o que mais acontece nos blogs, e eu amo falar sobre isso e dedicar conteúdo, não basta somente escrever um texto imenso, mas deve-se trazer conhecimento e conteúdo de qualidade para que as pessoas possam ser ajudadas através daquilo que esta oferecendo, eu amo dividir a experiência que adquiri por muitos anos no varejo, agregando a experiência em diversas negociações com fornecedores e empresários no mundo físico para o mundo online,uma estrategia de marketing que é muito mais abrangente através desse blog, que eu amo fazer e escrever.

 

As empresas apropriadas, pode ser um meio eficiente de influênciá-los sem o uso de métodos de venda direta ao cliente, mas criar um canal de relacionamento com seu cliente, onde através do conteúdo será feita uma venda eficiente, e isso sinto muita falta no varejo pois não existe muitos treinamento apropriados, e diga-se claramente todo cliente quando vai comprar um produto, por mais que ele conheça o produto, ele faz diversas perguntas sobre o produto e muitas vezes o vendedor enrola, mente sem ao menos saber o que falar, o que ele quer é vender e não conteúdo e solucionar o que aquele cliente precisa, isso não é diferente no mundo online, até porque o cliente não esta vendo o produto fisicamente, mas através de um conteúdo na internet ele passa a entender a real necessidade, para adquirir o produto seja um treinamento ou qualquer outro meio do seu interesse.

8 – Feira de Negócios de Marketing

estrategia-de-marketing-feira-de-negocios-de-marketing

Muitos produtos têm que ser experimentado para ser comprado. Os clientes que vão comprar um automóvel novo, vão nessas feiras fazendo um teste e dirigindo o carro pela primeira vez, e assim conhecendo antes de adquirir. Feiras são eventos do setor onde os clientes são convidados a vir na mostra de tudo o que a indústria tem para oferecer.

Quando eu era mais novo, nos meus 16 a 19 anos fui estagiário da  Ford Motor Company, e pude ver e acompanhar o gasto e a intensidade nesse negócio, na época eu era apenas um Office-boy do departamento controller financeiro e lidava com as bolsas financeiras e estratégias do mercado financeiro em que a empresa estava acoplada, eu achava que seria um economista, corria atras de cursos técnicos na Etti e quantas filas enfrentei de estudantei para conseguir uma vaga, uma época que tenho uma certa revilta do Governador Mário Covas de São Paulo, que cortou o ensino Médio e Técnico, que antes se estudava junto.

Hoje tenho amigos que são economistas e que trabalharam comigo de office-boy na Ford e acendeu esse desejo para a economia,  mas não durou muito tempo fui alocado como estagiário para o departamento de Marketing, para cobrir um analista de 25 anos de empresa que estava se afastando, pra mim foi tudo novo e uma paixão para esse negócio chamado Marketing, não estudei marketing mas trabalhei na área e vi diversos empreendimentos nesse negócio dentro do Marketing tradicional, e conheci na prática esse mundo maravilhoso que é o Marketing; a Ford gasta uma grande parte do tempo para configurar e se preparar para operar seu estande no Salão do Automóvel de consumo internacional e no mercado brasileiro nas mostras a cada ano.

Trabalhando no varejo, amava acompanhar as feiras da APAS que acontece no Center Norte sempre no mês de Maio, é uma imensidão de novidades, que você se perde com informações, da mesma forma no mercado digital acontece diversos congressos, com e-commerce é muito maior esses eventos são essenciais para apresentação do seu produto e fazer uma grande rede de relacionamento, gerando um networking e uma grande rede de empreendedores, lembre-se entrou no Marketing Digital, estude e conheça diversos congressos e eventos nesse meio.

9 – Search Marketing ou Ajuda – Como Estrategia de Marketing
estrategia-de-marketing-search-marketing

Todos os dias, quando os consumidores têm perguntas que muitas vezes não podem pedir aos seus amigos; eles vão direto para o Google, nos buscadores da internet. Na verdade, o Google é tão bom em responder às nossas perguntas que milhões de pessoas fazem suas buscas diariamente para obter suas respostas neste site líder de busca na Internet. Uma coisa não tem que olhar muito longe para ver o poder do marketing de busca, o Google moldou a indústria por muitos anos e tem ajudado centenas de retalhistas crescer seus negócios, e até mesmo empreendedores novos, afiliados em geral do marketing digital tem ajudado com as buscas diariamente, onde muitas pessoas fazem suas buscas e encontram blogs como estes com as informações que desejam, e isso nada mais é que uma verdadeira estrategia de marketing com o SEO (Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing) e tem ajudado diversos empreendedores. Embora muitas empresas ainda tem usado suas propagandas ou marketing para anunciar em suas páginas amarelas locais, porém hoje possui muito menos consumidores para consultar essas páginas, o seu diretório físico local para  este canal de busca no marketing torna cada vez menos eficaz a cada ano, sendo mais viável o conhecimento em SEO, onde irá te ajudar a posicionar nos sites de buscas.

10 – Marketing Direto

estrategia-de-marketing-marketing-direto

Anunciar e promover os seus produtos e serviços aos clientes que utilizam uma variedade de dispositivos digitais, incluindo computadores, smartphones e tablets. Marketing na Internet é uma prática essencial em Marketing Digital, uma vez que um mercado-alvo tem sido claramente identificado, é possível trabalhar em conjunto com os profissionais que entendem e agregam esse serviço ou até mesmo aprender a fazer esse Marketing Direto.

estrategia-de-marketing-marketing-direto-1

O marketing direto estrategia de marketing, que pode ser uma maneira eficiente para atingir os consumidores direito onde eles vivem em casa. Enquanto muitas vezes há um lado negativo a esta abordagem (os consumidores não querem ser incomodados com uma enxurrada de e-mails), muitas empresas inteligentes executar bem o marketing direto. Catálogo varejista, por exemplo tem sido programas de marketing direto que muitos clientes espera para receber das empresas, para acompanhar suas notícias isso era feito muitas vezes através de revistas, hoje muita mais forte nas mídias digitais, tornou-se necessário esse método utilizando para propagar seu negócio, eu utilizo muito esse meio através de e-mails e relacionamentos em grupos.

11 – Community Marketing ou Marketing em Comunidade

estrategia-de-marketing-4

Envolver uma audiência de clientes existentes com um diálogo ativo, falando com as necessidades e desejos deste grupo com potenciais de clientes. Em vez de focar em gerar a próxima transação, marketing em comunidade promove uma maior lealdade e altos níveis de engajamento dentro de uma já existente para uma comunidade de marca . Aprenda a construir uma comunidade da sua marca, estrategia de marketing onde a comunidade também pode levar o marketing boca-a-boca, muito eficiente para negócios, e que não gera custos para patrocinar uma campanha ou propaganda.

12 – Estrategia de Marketing de Mídia Social

estrategia-de-marketing-marketing-de-midia-social

Sites de mídia social como Facebook e Twitter oferecem uma oportunidade única para as empresas experientes dispostos a investir no envolvimento do cliente, ou até mesmo o empreendedor individual. Marketing de mídia social ainda está em sua infância, mas está crescendo rapidamente de uma forma imensa, muitas empresas ainda não acreditam nesse crescimento, como falei em um post aqui, e até mesmo percebi isso em um a empresa a qual trabalhei no varejo, essas empresas tendem a perder e muito mercado dessa forma. Com extremas Estrategia de marketing hoje existem empresas que possuem em seus departamentos mais de 30 pessoas cuja responsabilidade principal é envolver ativamente com clientes em mídias sociais, até há poucos dias fui selecionado para uma vaga de gerente de Mídia Social, a qual não aceitei mas é um cargo novo e totalmente eficiente para quem adquire conhecimento, pois acredita-se que em 2020, esse mercado vai ser imenso e faturar bilhões e conseqüentemente quem se preparar a conhecer esse mercado tem um campo extenso para trabalhar no futuro, ou até mesmo empreender.

13 – B2B Marketing

estrategia-de-marketing-b2b-marketing

Marketing business-to-business seria entre empresas, mas é uma prática de indivíduos ou organizações (incluindo empresas comerciais, governos e outras instituições) no marketing. Permite que as empresas possam vender produtos ou serviços para outras empresas que, por sua vez revendem os mesmos produtos ou serviços, usá-los para aumentar os seus próprios produtos , ou utilizá-los para apoiar as suas operações internas. B2B é muito bem conhecido nos negócios, seria uma parceria ou uma troca de informações entre empresas ou empreendedores do mesmo nicho fazendo parcerias para promover um produto para uso próprio ou vender.

14 – Marketing B2C

estrategia-de-marketing-marketing-b2c

O objetivo final do B2C de marketing (marketing business-to-consumer) é converter os clientes em compradores de forma tão agressiva e consistente quanto possível. Marketing B2C é a atividades de merchandising, como cupons, displays, vitrines (reais ou online) e ofertas especiais para atrair o mercado-alvo para comprar. Campanhas de marketing B2C estão focados em uma transação em um período mais curto de duração, e a necessidade de captar o interesse do cliente imediatamente. Estas campanhas, muitas vezes oferecem promoções especiais, descontos ou cupons que podem ser usados tanto online ou na loja, uma forma muito utilizada pelo e-commerce como forma de estrategia de marketing.

15 – Database Marketing

estrategia-de-marketing-database-marketing-2

Database Marketing é uma forma de estrategia de marketing direto usando bases de dados de clientes ou potenciais clientes para gerar mensagens personalizadas, a fim de promover um produto ou serviço para fins de marketing, muito utilizado por empreendedores que possuem uma lista antiga.

O método de comunicação pode ser qualquer meio endereçável, como na distinção entre marketing direto é a database marketing, ou seja todo arquivo de cliente que você possui na sua base de dado, isso decorre principalmente na atenção dada à análise dos dados, database marketing enfatiza o uso de técnicas estatísticas para desenvolver modelos de comportamento do cliente, que são usados para selecionar os clientes para as comunicações de novos produtos ou esquentar um relacionamento que havia criado anteriormente, mas que por algum momento perdeu ou saiu da sua lista.

estrategia-de-marketing-database-marketing-1

 Trabalhando muito tempo no varejo, esse é um banco de dados como uma jóia rara, pouco utilizada nos grandes varejo, onde muitas vezes fazem o cartão de crédito ou da empresa, mas não se cria um relacionamento, o dado do cliente fica na base de dados da empresa, mas pouco utilizado, porém as empresas antenadas e empreendedores com foco tem utilizado muito bem a sua base de dados de seus clientes, seja no e-commerce ou na lista de e-mail no mundo digital.

Existem dois principais tipos de bancos de dados de marketing:

1 – As bases de dados de consumo e

2 – Bancos de dados de negócios.

Bases de dados de consumo são voltadas principalmente para as empresas que vendem para os consumidores, muitas vezes abreviado como [negócio-a-consumidor] ( B2C ) ou BtoC. 

Bases de dados de marketing de negócios são muitas vezes muito mais avançado na informação que eles podem fornecer, no mundo digital informações como dos dados financeiros não ficam guardadas.

Com estratégias eficientes, e que farão alavancar seus negócios utilizando o marketing digital, você pode se organizar e entender esse negócio que vem aumentando eficientemente no Brasil, sendo que na Europa e Estados unidos é um negócio ja estabilizado e no Brasil ainda se engatinham o mercado de afiliados, conheça e faça parte, com estratégias que vão melhorar sua performance e aumentar drasticamente suas vendas com novos negócios ou no seu negócio atual.

 

Deixe seu Comentário - Seu Feedback é importante.

Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

Receba Dicas sobre: Empreendedorismo, Marketing Digital e Desenvolvimento Pessoal?    Inscreva-se e ganhe O LIVRO: O PODER DA AÇÃO de Paulo Vieira

Somos Contra Spam, seus dados não serão repassados a terceiros