Marketing Digital Edson Madeira

Etapas para planejamento essencial de marketing digital para o seu negócio

Um plano seguindo as etapas de planejamento no marketing digital terá muito mais alcance, com bons resultados e custo reduzido no seu negócio seja na etapa inicial, ou um negócio que esteja estabilizado, sobre isso falaremos nesse artigo, atente a [...]

Etapas para planejamento essencial de marketing digital para o seu negócio

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Atualmente, a maneira de analisar e aproveitar o campo de negócios mudou muito devido a evolução da internet e do marketing digital, tanto que muitos trabalhos são feitos de um home office. E para ter sucesso em todo tipo de negócio é necessário analisar e colocar em prática muitas estratégias, e uma delas é a divisão das etapas de um planejamento no marketing digital.

Você ainda faz propaganda apenas no “boca a boca”?

Busca anúncios em jornais para que seu negócio se torne conhecido?

Ou já conhece o marketing digital, mas não sabe exatamente como ele funciona?

Muitas pequenas e médias empresas ainda não conhecem todo o potencial que o marketing digital tem a oferecer, e por isso não conseguem atingir todo o resultado que desejam com suas ações para um bom plano de marketing digital.

Mas, para ter sucesso é preciso ter uma visão sistêmica e macro das coisas, pois as ações ficam muito mais fáceis quando você entende cada parte do processo de marketing digital e em seguida cria mecanismos para que se atinja determinado objetivo.

É nesse ponto que as etapas com excelente plano no marketing digital fazem diferença, pois a partir do momento que você respeita cada parte, fica mais fácil de alcançar o que deseja.

Se você conseguir detectar e seguir essas etapas de planejamento no marketing digital, estará em vantagem competitiva, pois poderá aplicar todas as estratégias de marketing a um custo mais baixo que o tradicional e com muito mais alcance.

Entendeu a importância de seguir as etapas consistente com planejamento no marketing digital? Então, se deseja entender como aplicar cada etapa, continue lendo esse artigo.

 

Compreenda as etapas de planejamento no marketing digital

Etapas de Plano de marketing digital

Como mencionado acima, iremos dividir as etapas de planejamento no marketing para que você tenha um melhor entendimento e possa aplicar no seu negócio. Então, veja a seguir :

 

1- Primeira etapa de um plano no marketing digital: Analise o ambiente

O primeiro passo é analisar o ambiente de negócio e avaliar o histórico da empresa. Nesse caso, deve-se usar dados de 3 a 6 meses para entender a evolução, as demonstrações contábeis, qual foi a efetividade das campanhas de marketing anteriores e como poderá ser direcionado todo o trabalho de marketing digital.

Se você estiver iniciando uma empresa ou deseja começando a vender um produto novo, é preciso executar todo o processo inicial do plano de marketing, como:

  • Identificar o público alvo (ou persona)
  • Segmentar o produto ou a empresa
  • Comparar seu produto com a concorrência
  • Analisar as estratégias de marketing da concorrência
  • Criar os seus canais de mídia social

No primeiro passo é necessário fazer o reconhecimento e análise de todo o ambiente que você deseja divulgar o seu produto ou serviço e criar um perfil do seu público-alvo.

 

2- Estabeleça objetivos

As etapas de planejamento no marketing digital só terão sucesso se existir um objetivo claro. Se você já fez todo o planejamento, já analisou o ambiente e sabe o que fazer, é preciso ter um objetivo alcançável e mensurável.

Nesse caso caberá analisar: você pretende atrair mais leads?

Ou quer fechar vendas mais volumosas?

Ter melhor relação com os clientes?

O seu objetivo será definido de acordo com o que sua empresa deseja alcançar, porém é preciso estabelecer uma meta de resultados. Afinal, é necessário investir seu dinheiro para ter uma propaganda mais efetiva, e ninguém gosta de perder dinheiro por falta de planejamento e objetivo, não é mesmo?

Outro ponto importante das etapas de planejamento no marketing digital é que o objetivo pode ser desafiador, mas deve ser alcançável.

Por exemplo, se você deseja vender seu produto pela primeira vez, é muito provável que não consiga atingir R$ 1.000.000,00 de vendas nos seus primeiros meses de estratégias, e colocando um objetivo de faturamento menor é mais fácil de alcança-lo e não se frustrar por não atingir o valor que gostaria.

Então, sempre tenha seu objetivo bem definido e tenha certeza que ele é alcançável.

3 – Ação

Uma vez definidas as informações das etapas de planejamento no marketing digital 1 e 2, chega-se o momento da ação. Como gosto de futebol, faço uma comparação com o que diz o Tite, técnico da seleção brasileira de futebol “é a hora de separar os homens dos guris” ou dos meninos.

Nessa etapa é preciso responder algumas perguntas, que no futuro determinarão até onde você pode chegar, que são:

  • O que será feito?
  • Quando?
  • Quem é o responsável?
  • Quanto custará?

Primeiramente é definido o que será feito e isso é importante porque será a ação. Em seguida, defina um item essencial para evitar a procrastinação, que é o prazo para iniciar as estratégias de marketing digital.

A terceira pergunta é o nome do responsável, sendo assim, aquele que irá executar o que foi planejado. Por fim, mas não menos importante, temos o custo e quando se fala em investimento é preciso cuidado e analisar quanto vale investir para o sucesso da sua empresa, veja essa história de um grande empreendedor canadense.

4 – Ferramentas e Suporte

A quarta parte das etapas de planejamento no marketing digital diz respeito às ferramentas e o suporte que será dado a essas ações. Seja adquirir uma ferramenta de divulgação, um software que realize as postagens nas redes sociais de uma única vez, ferramentas de e-mail marketing ou sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis, e elas podem fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing.

Por exemplo, uma ferramenta de CRM ajudará a ter um contato mais próximo com o cliente e ajudará a sua empresa a entender quais são os produtos que ele deseja comprar, dando maiores possibilidades de venda para a sua empresa, além de um atendimento personalizado.

Também é possível utilizar ferramentas para gerenciar e automatizar as postagens em redes sociais, poupando muito tempo e ajudando a analisar quais publicações foram mais efetivas.

Outro ponto importante é estar preparado com softwares de qualidade para conseguir suprir a demanda dos seus clientes.

Então, é essencial contar com ferramentas, tanto para planejar e executar as etapas do marketing digital, quanto para manter seu padrão de atendimento após o aumento de suas vendas.

 

A etapa mais importante no marketing, invista em você

planejamento de marketing digital invista em você

Se você buscou esse artigo é sinal que deseja começar a aplicar as etapas de planejamento no marketing digital na sua empresa, mas se não as colocar em prática, sua empresa não obterá nenhum resultado adicional.

Então, comece a praticar hoje mesmo as etapas que mencionei nesse artigo para que consiga obter resultados incríveis graças ao marketing digital.

Mas, se deseja ter acesso a um conteúdo mais aprofundado, convido você a conhecer o curso Marketing Essencial que está ajudando empresas a faturar 10x mais. Essa é uma oportunidade de otimizar seu tempo e investir bem seu dinheiro.

Conheça agora mesmo e aproveite a oportunidade para alavancar seu negócio.

Forte Abraço e até o próximo post de conteúdo.

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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