Blog Marketing Digital Edson Madeira

Metas de Marketing Digital para Métricas e conversões

Metas de Marketing Digital para Métricas e conversões

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Ainda há quem pense que o marketing feito para internet e na internet é brincadeira de criança, que funciona na intuição e não apresenta resultados na vida real. Parte da “culpa” disto é a descontração do ambiente virtual, geralmente visto como um passa tempo ou um local repleto de memes e piadas.

Não é que também não seja, mas a internet quando usada para os negócios é uma ferramenta poderosa e através das metas, métricas e taxas de conversão apresenta resultados que podem ser acompanhados minuciosamente.

 

Metas no marketing digital: o que são?

Metas no marketing Digital capa

 

As metas são os resultados que se espera alcançar ao longo de uma campanha. São definidas no começo do processo, por meio de um planejamento que une o conhecimento que a equipe de desenvolvimento tem acerca de prazos e mercado com o desejo almejado pelo cliente. Sonhar alto é sempre bom, porém a definição de metas deve ser feita com os pés no chão, cobiçando resultados promissores e possíveis dentro da realidade.

As metas devem ser definidas para que se consiga medir a conversão, considerando que conversão não é necessariamente uma compra neste caso.

Há como exemplo 5 tipos de metas listadas pelo google:

Metas de destino, onde o sucesso é medido pelo carregamento de uma determinada página.

– Metas de duração, responsável por medir o tempo que o usuário passa dentro do site.

– Metas de páginas ou telas por sessão, que mensura o número de páginas carregadas dentro do site.

– Metas de evento, quando o usuário realiza uma determinada ação.

Além destas existem também as metas óbvias como as de monetização e prazo.

 

O que são as métricas?

Metas no marketing Digital O QUE SAO METRICAS HOJE

 

 

As métricas, por sua vez, são a mensuração para se obter com precisão os resultados e dados de uma campanha. São as métricas que apontarão exatamente qual foi o alcance de sua campanha, de onde vieram os melhores resultados e onde o investimento deve ser mais pesado. É como dissecar a campanha e transformar os resultados em números que podem ser medidos e investigados.

Há uma imensidão de métricas que podem ser observadas dentro de uma campanha de marketing digital, sendo 4 as que não podem faltar em campanha alguma:

 

1 – ROI (Return of Investment)

Trazudindo literalmente o ROI é o retorno sobre o investimento. Ele calcula quanto a campanha em questão rendeu, considerando o valor investido e o valor recebido. O cálculo feito é o seguinte:

ROI = (Valor recebido – Valor investido) / Valor investido

Em termos mais simples basta reduzir quanto foi dado do tanto que foi recebido para concluir qual foi o rendimento.

2 – Taxa de conversão

Dentro do ramo digital a taxa de conversão é o cálculo dos resultados obtidos, podendo estes serem ou não as vendas. Além das vendas ainda podem ser calculados outros ganhos como os cadastros, os cliques, downloads de certos produtos, todos variando de acordo com a meta do cliente. Esta métrica é importante pois mede o sucesso daquilo que foi planejado.

3 – Taxa de rejeição

Quase tão importante quanto a taxa de conversão é a taxa de rejeição. A taxa de rejeição mede a quantidade de indivíduos que deixou de se interessar pelo conteúdo do site já na primeira página, abandonando-a sem ir adiante. Nunca é bom ver o insucesso, mas é necessário observar o que está levando até a falha para conseguir dar a volta por cima e investir corretamente.

4 – CPA (Custo por ação)

O custo por ação mede o preço real investido na campanha ao dividir o preço empregado pelo recebido, dando consciência financeira para a campanha.

Além dos citados acima ainda é possível mensurar ticket médio, taxa de cliques, índice de satisfação do cliente e diversas outras métricas que mostram o desempenho real da campanha e permitem a adoção de estratégias em cima delas.

 

Conversão para o marketing digital

Muito falamos de conversão e muito se escuta sobre isto em diversos empreendimentos, mas é necessário compreender que dentro do marketing digital a conversão é mais do que uma simples venda alcançada.

Em uma campanha online a conversão é todo o resultado obtido, predeterminado por uma meta e medido pelas métricas. Se a meta da campanha era conseguir assinantes de uma newlestter e as métricas apontarem que um número satisfatório de usuários se inscreveu, então a conversão terá sido positiva.

Analisar as taxas de conversão permite verificar se os objetivos estão sendo cumpridos e se as estratégias estão acertando no ponto certo. É uma das métricas mais importantes dentro de uma campanha de marketing digital, pois ditará o sucesso ou a necessidade de melhorias.

 

Qual a importância das metas, métricas e conversão no marketing digital?

 

Metas no marketing Digital conversao

Uma campanha de marketing digital completa só consegue ter sucesso verdadeiro e exibido se for pensada estrategicamente desde o planejamento inicial até o acompanhamento e a análise final dos resultados.

Há como mensurar superficialmente os resultados observando um crescimento de vendas ou de movimentação, claro, mas é muito mais confiável verificar números concretos para saber exatamente o que e como está surtindo efeito.

É só pensar de maneira prática: em quem você confiaria mais, em alguém que coloca uma campanha para rodar com a promessa de que você terá bons resultados ou naquele que define metas para sua campanha, acompanha o andamento dela e apresenta indicadores numéricos que mostram as taxas de conversão e os bons resultados?

 

Números dificilmente mentem, com isso em mente é fácil compreender a necessidade e a importância de definir metas concretas e medir resultados através das métricas.

 

Não tem como uma campanha ter sucesso pleno sem considerar metas, métricas e conversão. É preciso haver uma meta para saber onde se quer chegar e o que será medido. As métricas farão, então, a função de analisar e apontar números em cima desta meta. Por fim, a conversão determinada em cima de uma meta será analisada e estabelecerá o sucesso e os pontos a serem repensados dentro de uma campanha.

Pode parecer confuso, mas na prática é simples (apesar de exigir planejamento e pensamento estratégico). A meta é saber o que você ser, as métricas medem se você está conseguindo obter o que quer e como está chegando neste resultado e a conversão é o objetivo cumprido.

Entender e usar metas e métricas para alcançar e observar a conversão de uma campanha são fatores determinantes para o sucesso sem desperdício de orçamento.

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Forte Abraço e até o próximo artigo.

 

 

 

 

 

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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