Marketing Digital Edson Madeira

O que é KPI – como mensurar no marketing digital

O que é KPI – como mensurar no marketing digital

.

 

É fato que o marketing digital é fundamental para todo negócio atualmente, visto que traz muitas vantagens e benefícios. Uma dessas vantagens é a facilidade de criar Key Performance Indicator, que são indicadores ótimos quando o assunto é dar resultados.

Mas você sabe o que é KPI?

Sabe como mensurar no marketing digital os KPI?

E ainda, sabe a importância que eles possuem no marketing digital? 

Se sua resposta for “não” para todas essas perguntas, fique tranquilo, pois hoje vou lhe ensinar a fazer tudo isso. Mas caso sua resposta tenha sido “sim”, fique conosco também, tenho certeza que vai aprender muito.

 

 

O que é KPI

O que é KPI e quais são os principais indicadores?

 

Primeiramente temos que entender o que é KPI. Em suma, a finalidade é bem objetiva: são relatórios e análises que pretendem mostrar de uma forma clara os resultados que sua empresa obteve com o marketing digital, visando a melhoria na tomada de decisões.

Com o passar do tempo surgiu uma série de indicadores que podem ser considerados nos  KPIs, mas alguns deles são os principais, e não somente pelo fato de ser mais usados, mas sim, pelo fato de mostrarem de forma mais clara os resultados.

Vamos conhecer os principais KPIs do marketing digital:

 

1. ROI – Retorno sobre o investimento

Acredito que este é o indicador KPI mais conhecido, visto que ele não se encontra presente apenas no marketing digital, mas é um indicador que deve ser considerado em todas as empresas.

Quando se trata de marketing digital o ROI é o principal indicador, visto que para fazer marketing é necessário um certo investimento, sendo assim, a empresa ou instituição precisa saber se o investimento está gerando lucro ou não.

Nada melhor que um indicador honesto e simples, como o ROI para dar esse controle para empresa. Talvez você não conheça o ROI, por isso vou lhe ensinar como mensurar no marketing digital. Para calcular ele, basta:

 

ROI = ( RT – TI) / (TI)

 

RT – Receita Total (Todos os ganhos que você obteve no determinado período).

RI – Total do investimento (Todo investimento que você fez no período).

 

2. Taxa de Conversão

Seja taxa de conversão de vendas, ou mesmo de cadastro, ela sempre vai estar presente no Marketing Digital. Diferentemente do ROI, não se tem uma fórmula para calcular a taxa de conversão.

Quando tratamos de taxa de conversão, estamos falando de metas pré-definidas pelo próprio empreendedor digital.

Por exemplo: o empreendedor decide fazer um e-mail marketing, e também anúncios no Facebook e em seu blog, após um determinado prazo ele verificará qual desses meios trouxe maior resultado, quando ocorreu esse resultado e quanto ele gastou para conseguir.

Claro que este exemplo foi bem superficial e simples, mas é basicamente isso que acontece quando se usa a taxa de conversão para tomada de decisões.

O empreendedor tem dados de um determinado período para ver em qual meio de divulgação, ou qual é o tipo de anúncio que gera maior retorno com um menor gasto.

 

Veja esse vídeo de Olimpio Araújo, respondendo uma pergunta no seu canal, sobre KPIs, e entenda melhor esse conceito:

Como mensurar no marketing digital e utilizar os KPIs?

Esses dois KPIs que citamos acima são os principais, e você não pode criar objetivos e metas no marketing digital sem utilizar esses indicadores.

Mas se engana aquele que pensa que basta observar os números e tomar decisões, pois não é tão simples assim. É importante frisar que os KPIs ajudam muito, porém, não devem ser os únicos na hora da tomada de decisão.

Além disso, existe uma série de fatores que você precisa estar ciente e que também são muito importantes na hora de criar, acompanhar e mensurar no marketing digital.

 

1. Quais KPIs usar

Você precisa saber quais KPIs vai utilizar no seu negócio digital, como já foi dito aqui, existe uma variedade desses indicares, alguns foram criados para auxiliar nichos especifico. E esse é o primeiro passo.

Agora que você já sabe o que é KPI, é importante conhecer os principais e escolher quais deles você utilizará.

 

2. Saiba utilizar as ferramentas

O que é KPI hoje

 

Falando em um contexto geral, todos os canais de conteúdos no marketing digital possuem ferramentas que possibilitam a coleta de dados para abastecermos indicares KPIs e termos um resultado.

Mas você precisa saber utilizar essas ferramentas, pois não basta apenas ler os resultados. É necessário saber como potencializar cada uma delas, porque cada ferramenta possui sua particularidade, e se não souber manuseá-las pode estar perdendo alguns dados.

Por exemplo, não faça apenas um impulsionamento de uma postagem no Facebook, mas saiba definir seu público, acompanhar as métricas e, especialmente, analisar posteriormente no gerenciados de anúncios quais foram os principais resultados obtidos e o que pode ser melhorado na próxima campanha.

 

3. Tenha uma identidade

Infelizmente um modelo de tabela ou de controle de resultados não será eficiente se eu disponibilizar para você fazer o download, isso porque cada empresa tem sua realidade e suas necessidades.

Por mais que a realidade da sua empresa pareça com outra do mesmo segmentos, acredite, elas são bem diferentes. Por isso, você precisa desenvolver um controle próprio,  que atenda às suas necessidades e claro, que seja prático  para você mensurar no marketing digital e sirva de apoio na hora das tomadas de decisão.

 

4. Consistência

Você precisa ter alguns dias fixos para coletar os dados, observar seus indicadores e analisar o que pode ser melhorado nas próximas campanhas. No começo tudo será um pouco abstrato, mas fique tranquilo, logo você se acostuma e verá como essa análise fará diferença nos resultados do seu negócio.

E a real questão aqui é que você precisa ter uma consistência na hora de coletar os dados para que tenha a menor taxa de erro possível. O ideal é analisar os mesmos períodos de tempo, como por exemplo, analisar como foi o resultado de cada semana e depois mensurar o resultado do mês no seu KPI.

 

O que é KPI? Principalmente emissão de relatórios

 

indicadores de kpis

 

Eu diria que este é o ponto chave: produzir relatórios que atendam suas necessidades, que sejam realistas e que tenham a menor margem de erro possível.

Esses relatórios serão fundamentais para você na hora de uma reunião e apresentação de resultados para sua equipe de marketing e vendas, ou mesmo se trabalhar sozinho, serão fundamentais para suas tomadas de decisão.

Além disso, sempre arquive seus relatórios, por mais que sejam um antigos, guarde cada um deles, pois quanto mais dados verídicos possuir, melhor será sua análise e a possibilidade de mensurar no marketing digital quais estratégias geraram melhores resultados.

Por fim, gostaria de deixar uma dica: os KPIs são utilizados pelos melhores empreendedores digitais, sendo assim, podemos ver um a importância que eles possuem para o seu negócio.

Então, se ainda não utiliza KPIs, comece a utilizá-los hoje mesmo. Saiba que os KPIs devem começar a ser utilizados o quanto antes na sua empresa, porém, eles não devem ser utilizados logo nos primeiros dias para tomadas de decisões.

É fundamental que você entenda que para ter um indicador consistente e seguro para tomar de base em uma decisão, você precisa de um determinado tempo de análise de resultados.

Espero ter esclarecido com esse artigo o que é KPI e como mensurar no marketing digital para ajudar sua empresa a alcançar resultados ainda melhores com suas estratégias de divulgação.

 

Gostou do artigo?

Compartilha com seus amigos.

Se deseja aprender mais profundamente como usar o marketing a seu favor, convido você a conhecer como ser um Gestor de Marketing Digital que está ajudando empresas a faturar muito mais com foco e conhecimento. Essa é uma oportunidade de otimizar seu tempo e investir bem seu dinheiro.

Conheça o curso de Marketing Digital mais completo do Brasil, com formação de gestores em Marketing Digital, acesse aqui e entenda melhor aonde almeja chegar.

 

Forte Abraço e até o próximo artigo.

 

 

Deixe seu Comentário - Seu Feedback é importante.

Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

Receba Dicas sobre: Empreendedorismo, Marketing Digital e Desenvolvimento Pessoal?    Inscreva-se e ganhe O LIVRO: O PODER DA AÇÃO de Paulo Vieira

Somos Contra Spam, seus dados não serão repassados a terceiros