Marketing Digital Edson Madeira

O que é Marketing Viral? E como impactar pessoas aproveitando as oportunidades para alcançar a viralização do seu negócio.

O que é Marketing Viral? E como impactar pessoas aproveitando as oportunidades para alcançar a viralização do seu negócio.

O Marketing Viral é uma das técnicas do marketing digital e um dos maiores objetivos das publicações em redes sociais. O termo viral vem de doença mesmo, como um vírus que se espalha rapidamente e contamina todo mundo. Inicialmente, o termo vinha da prática de adicionar à publicidade, mensagens de e-mail que contaminavam outros usuários como um vírus de verdade, que danificava o computador. O conceito mudou e hoje o termo identifica conteúdos que se tornam populares muito rapidamente, criando moda, fazendo seus personagens virarem celebridades instantâneas e saindo até dos limites das redes sociais.

As agências de publicidade e propaganda hoje preparam seu projeto de marketing para as marcas com foco na internet e, muitas vezes, até exclusivamente para ela, falamos de uma dessas estratégias em um post anterior e você pode ver qual a estratégia útil para sua empresa. E usam todas as ferramentas para atingir o objetivo de viralizar o conteúdo, com a criação de videoclipes, jogos, textos, curtas, etc.

Mas estrategistas afirmam que o Marketing Viral é de risco, já que seu resultado é imprevisível e pode causar uma reação oposta à esperada. Para uma resposta mais segura, pode fazer parte de uma estratégia global de posicionamento de marca, sem que ele seja o foco principal.

A viralização se dá principalmente pelo compartilhamento de conteúdo publicado em um perfil matriz, mas também pode se espalhar por e-mails e no “boca a boca”. Dentro de uma das ferramentas do marketing viral, a marca incentiva os usuários a compartilharem suas publicações e a chamar seus amigos para fazerem o mesmo, com o intuito de ganhar ou concorrer a algum prêmio.

 

Buzz Marketing x Marketing Viral

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Há muitas semelhanças entre o marketing viral e o buzz marketing, conhecido como um “zumbido” do “boca a boca”. No buzz marketing há um incentivo ao público para que ele mesmo convoque outras pessoas para falar sobre um determinado assunto de interesse da empresa. Não é uma venda e sim uma consolidação de marca. Sua tarefa única é chamar a atenção das pessoas e provocar debates, discussões, opiniões, com a intenção de criar um valor social para a marca.

Já no marketing viral, é criada uma estratégia para elaborar alguma peça que possa se viralizar. É direto e com conteúdo mais relevante e impactante, que não necessariamente causa debates, mas a necessidade de repassar a informação recebida para mais pessoas. Os usuários das redes são os divulgadores da marca, mesmo que indiretamente, sem custo algum para a empresa. A intenção do marketing viral é gerar alto grau de compartilhamento e atingir muitas pessoas em pouco tempo.

Logo, enquanto um cria um dialógo, o outro repassa uma mensagem. O buzz marketing pode ser controlado em um bom planejamento estratégico, enquanto no marketing viral isso nem sempre é uma garantia.

 

O que é Marketing Viral de Outras Mídias

Como todo mundo abre um negócio é para fazer sucesso, falamos nisso também em um post de dezembro; o princípio básico do marketing viral vai além dos simples compartilhamentos. Afinal, não basta apenas divulgar sua marca, seja nos meios tradicionais ou na web, o importante é ela conquistar o consumidor. O marketing viral funciona com esse intuito, o de trazer o usuário para a marca.

O marketing viral já esteve nos cinemas e nas rádios, mas atingiu seu ápice na TV.  Slogans, jingles e até imagens já fizeram parte da vida das pessoas em algum momento. Muita gente sabe até hoje uma música de um produto que não saía da cabeça de ninguém, mesmo o comercial fazendo décadas. Afinal, elas fazem parte de uma geração e é esse o intuito do marketing viral: ser marcante.

 

Dicas de como fazer um Marketing Viral

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Nenhuma forma de propaganda pode ser tão eficiente quanto um marketing viral bem-feito pela web. Claro que uma campanha de TV direta tem uma penetração imediata na massa, mas é na internet que a marca ganha identidade.

Confira as dicas para fazer um marketing viral eficiente:

– Venda a realidade: o marketing potencializa tudo que há de bom na sua marca e, se a publicidade girar em algo que não é verdade, o viral pode provocar uma rejeição;

– Acesso fácil da campanha: quanto mais acessível estiver o material da campanha, mais fácil será seu compartilhamento. Não crie atalhos e nem subterfúgios com o intuito de aguçar a curiosidade do usuário e consumidor. Quanto mais objetividade, mais chances de viralizar;

– Material de qualidade: as empresas estão investindo pesado em materiais audiovisuais de qualidade, assim como as outras peças que as acompanham. A tecnologia evoluída pede um material de qualidade para sua transmissão;

– O impacto: não basta ter bom humor, o que mais importa numa viralização é o inesperado. Uma risada surpreendente, uma emoção aflorada num belo depoimento, um ponto de vista diferente do comum fazem parte do tempero de uma futura viralização;

– Fazer a diferença: a publicidade é tão surpreendente que, mesmo com o apelo de famosos e de assuntos populares, nada é garantia que ela vá viralizar, mas uma campanha marcante pode fazer tudo dar certo;

– Rede de Massa: é fundamental fazer um bom planejamento sobre onde divulgar o material. Embora o Facebook e o Youtube sejam as redes sociais que mais viralizam conteúdo, outras podem ajudar muito a efetivar isso, como o Twitter, LinkedIn e Google+;

– Seja natural: a idéia de um viral é que seja tão contagiante que nem pareça um comercial. A marca aparece de forma natural no processo;você pode fazer muito sucesso como muito jovens ja fazem na internet, seu conteúdo ou mostrar sua marca depende do seu esforço para isso viralize.

– Compartilhamentos: por que nem tudo é compartilhado nas redes sociais? O que leva uma pessoa a compartilhar determinada postagem? Por mais simpático que tenha sido um texto ou imagem, a postagem que causou impacto e que dá vontade de contar para os amigos é a que é compartilhada;

– Não criar expectativas: pode parecer estranho, mas não há garantias de que seu conteúdo vá viralizar. Mas o foco sempre gera retorno, mesmo que de forma inesperada. Se seguir as dicas acima, tudo pode levar à viralização, mas só o público dirá se o material causará mesmo o impacto desejado.

 

“Não Erre! Mesmo seguindo todas as dicas e com uma ótima ideia,

algumas atitudes podem colocar tudo a perder.”

Veja alguns erros que muitos cometem:

– Esquecer o público-alvo: é muito importante saber para quem é o conteúdo, para realmente atingi-lo. Um conteúdo a esmo pode não falar para ninguém, muito menos viralizar;

– Publicidade: o viral é uma história contada e não uma venda direta. Esse cuidado é fundamental para não colocar tudo a perder;

– Assuntos delicados: abordar assuntos delicados para a sociedade pode provocar uma viralização negativa para a marca. Isso inclui assuntos polêmicos e que dividem a opinião das pessoas;

– Erro estratégico: uma ideia pode ser genial, mas sem pensar em todos os lados da questão, ela pode provocar uma rejeição. Uma campanha gerada por uma situação negativa para a sociedade é sempre muito perigosa.

Quer ser impactado pelas mídias sociais e ter seu conteúdo viralizado? Muitas oportunidades nascem através do facebook ads, e somente sabendo utilizar essa ferramenta poderá impactar muitas vendas para o seu negócio, conheça mais e saiba sobre esse treinamento.

Tem alguma dúvida e gostaria de um acompanhamento em consultoria do seu negócio online, entre em contato conosco.

 

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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