Marketing Digital Edson Madeira

O que são Links patrocinados? E como utilizar para o seu negócio de maneira eficiente.

Quando procuramos alavancar o nosso negócio, utilizando os canais de publicidades da internet ou displays, utilizamos os Links Patrocinados que é uma publicidade online. possibilitando a realização de alguma ação no link de destino.

O que são Links patrocinados? E como utilizar para o seu negócio de maneira eficiente.

A vantagem da publicidade na internet é que, por ser um meio de comunicação democrático, possibilita que pequenos negócios tenham tanta liberdade de anúncio quanto os maiores, e até mesmo um empreendedor único tem as mesmas possibilidades.

Você tem à disposição diversos sistemas de propaganda eficientes, basta escolher o melhor para as campanhas da empresa. Entre os mais efetivos surgem os mais eficientes e até mesmo questionado o que são Links Patrocinados.

Links patrocinados seja no google, ou facebook, ou qualquer outro meio são perfeito para empresas que precisam de exposição imediata, os links patrocinados estão sempre posicionados numa seção estratégica das páginas de resultado do Google e de outros buscadores. Assim, seu público poderá rapidamente ver o que sua empresa tem de melhor.

Quando se falamos o que são os links patrocinados, é um pouco diferente da publicidade comum, mas seus resultados podem vir até mais facilmente, já que ele incentiva a segmentação. Com uma única pesquisa, o seu potencial consumidor já fica cara a cara com seu negócio.

Convido a você para ler esse artigo até o final para entender como esse sistema funciona, e que como pode ser útil para o seu negócio, seja em qual esfera você estiver.

 

O que são links patrocinados?

o que são links patrocinados 2

Como o nome já indica, é uma forma de promover algo através da publicação de um link pago. Nos deparamos quase todos os dias com os links patrocinados na internet. Se você digitar no Google a palavra-chave “passagens aéreas”, ele mostrará, acima dos resultados orgânicos, anúncios de “passagens aéreas baratas”, “passagens em promoção”, etc.

 

Mas é bom entender que nem sempre os links patrocinados são apenas links. Por vezes, eles podem aparecer como imagem, texto ou apenas como um título em que contém a palavra-chave comprada.
Mas eles são diferentes dos meros “anúncios” que vemos em sites e blogs. Em certos casos, há uma contratação do espaço por parte do anunciante. Por isso, o anúncio tende a ser mais caro e oferecer mais dificuldades na hora de avaliar o desempenho, devido à ausência de métricas.

 

Como funciona os links patrocinados?

o que são links patrocinados 3
Entre muitas perguntas em o que são os links patrocinados. É uma forma onde você escolhe as palavras-chaves pelas quais irá aparecer nas páginas de resultados dos buscadores, quando você pesquisa. Em seguida, você irá escolher a forma de pagamento.

No Google Adwords, há duas opções: por cada clique que obter ou por mil visualizações. O sistema utilizado é de leilão, de modo que quem pagar mais aparecerá na frente.

Veja esse vídeo com a definição perfeita do Conrado Adolpho, sobre o que são Links patrocinados:

 

 

 

Vamos a um exemplo para ficar mais claro:

Suponhamos que você tem um pet shop em Curitiba, no bairro Batel, e quer anunciá-lo através de links patrocinados. Pelo Google Adwords, você poderá fazer uma campanha baseada nas palavras-chaves utilizadas por seu público-alvo. Você poderá comprar, então, o termo “Pet Shop no Batel”. Dessa forma, o link para seu site aparecerá toda vez que alguém procurar no Google esse termo.

 

Vale a pena utilizar links Patrocinados?

o que são links patrocinados 7

Como o uso da internet por parte do público consumidor tende a aumentar a cada ano, e muitas vezes sem o público nem saber o que são os links patrocinados, mas com a demanda aumentando consequentemente geram cada vez mais lucro para quem investe nessa forma de mídia.

Uma das razões é que as pessoas têm o costume de fazer pesquisas na internet antes de adquirir um produto ou serviço.

Aproveitar esse canal de publicidade, não somente o Google, mas o Facebook Ads, Linkedin ou outras mídias de anuncios é essencial expandir sua rede dos canais de links patrocinados, veja esse vídeo de Rafael Rez falando sobre esse assunto:

 

Por favorecer a propaganda segmentada, os links patrocinados fazem com que mais pessoas visualizem o anúncio do seu negócio. Além disso, uma das grandes vantagens do sistema é que as empresas obtêm uma boa quantia de cliques investindo pouco.

 

Termos relacionados aos links patrocinados

 

É importante compreender certos termos com os quais você irá se deparar na hora de criar uma campanha:
Conversão: É a ação que desejamos que o público-alvo realize quando ver o anúncio. Nem sempre se trata de vendas, pode ser preenchimento de formulário, visualização de vídeo etc.
CPC: Significa “Custo Por Clique”, e é usado pelo Google para precificar os anúncios dos links.
CPA: Significa “Custo Por Aquisição”, e se refere a uma média de verba usada para uma conversão.
CTR: Significa “Click Through Rate” ou Taxa de Clique, e trata-se do percentual de pessoas que clicaram no anúncio.

 

Para calcular essa taxa, basta dividir o o número de vezes que o anúncio recebeu cliques pelo número de vezes que o anúncio foi efetivamente exibido.

 

Como fazer funcionar os links patrocinados para meu site?

o que são links patrocinados 4
O primeiro passo para uma campanha de links patrocinados é a análise do nicho em que a empresa atua. É preciso escolher as palavras-chaves com as quais o seu website irá trabalhar nos conteúdos. Você deve, também, analisar o conteúdo das páginas para melhorá-las.
Para realizar a pesquisa de palavras-chave é ideal contar com a ferramenta Adwords Keyword Tool. Ela apresenta uma grande lista de palavras, incluindo sinônimos e palavras relacionadas. Isso é essencial para criar um conteúdo rico e que atraia muitas pessoas.
Em seguida, é preciso realizar a configuração do Google Adwords para que anúncios possam ser veiculados através dele. Isso envolve não só um cadastro no sistema, como também o uso de dados bancários para que o Adwords realize as cobranças dos cliques.

 

Para ter uma maior abrangência, é preciso personalizar a campanha.

 

Nesse passo é essencial realizar um estudo para descobrir o raio de atuação e os melhores horários e dias, além da região do anúncio. Isso fará com que você aproveite ao máximo o dinheiro que será investido.
Além disso, os títulos e descrições do anúncio do link patrocinado devem ser otimizados com base nessas pesquisas. Assim, além de aparecer para o público certo, ele o persuadirá. Para estar diante de um número maior de consumidores, você deve definir a rede de conteúdo.

 

Redes de conteúdo

o que são links patrocinados 5
A rede de conteúdo serve para quem deseja que seus anúncios sejam propagados não só nas páginas de resultado do Google, mas também nos sites que exibem anúncio do Adsense. O seu negócio se torna mais exposto a públicos que frequentam sites sobre o nicho em questão.

 

Há uma grande variedade de ferramentas para a criação de anúncios. Podem ser feitos banners de diversos tamanhos e estilos diferentes. Outro fator importante é a segmentação dos locais de exibição; é possível escolher quais sites irão exibir os anúncios. Há filtros de categoria, nicho e quantidade de acessos, quem ajuda a atrair ainda mais o público certo. Você escolhe, por exemplo, se os links aparecerão em grandes portais ou em sites e blogs mais específicos.

 

Para determinadas empresas, há ainda a possibilidade de criar uma campanha de links patrocinados para aparecer em vídeos do Youtube. Há um sistema particular para essa plataforma, que permite que seu anúncio seja exibido em vídeos de canais que costumam atrair um grande público.

 

Os links patrocinados ficam posicionados em locais estratégicos, nos resultados de busca, comparadores de preço ou redes sociais, e são direcionadas através de palavras-chave ou perfis e você só paga pelos cliques que receber em seus anúncios, essa é uma das formas de atrair clientes para o seu negócio, e espero que algumas dicas que passamos aqui tenah ajudado o seu caminho.

 

Se ainda tem dúvidas em como anunciar sua empresa e como utilizar os links patrocinados, entre em contato conosco para ajuda-los a utilizar a melhor estratégia para o seu negócio e alavancar as suas vendas.
Tem Estratégias para o seu negócio e quer aprender a alavancar utilizando os Links patrocinados. Aprenda com nosso passo a passo como a Pesquisa do Google funciona, Integração com Google Analytics e Adwords, Taxa de rastreamento do Googlebot, Sitemap, Sitelinks, Marcador de dados e Muito Mais.
Mesmo que você não tenha expertise em Google Search Console, SEO e Marketing Digital, você pode aprender usando da melhor forma, saiba mais por aqui!

 

Espero ter ajudado a conhecer um pouco sobre links patrocinados

 

Forte Abraço e até o próximo post.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário - Seu Feedback é importante.

Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA Administrador de Empresa - Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

Receba Dicas sobre: Empreendedorismo, Marketing  e Desenvolvimento Pessoal?    Inscreva-se e ganhe O LIVRO: O PODER DA AÇÃO de Paulo Vieira

Somos Contra Spam, seus dados não serão repassados a terceiros