Marketing Digital Edson Madeira

As principais Métricas de tráfego, desempenho e precificação do produto conforme resultados a ser alcançados.

As principais Métricas de tráfego, desempenho e precificação do produto conforme resultados a ser alcançados.

O marketing digital possui diversos benefícios: seus preços para investimento que cabem em vários orçamentos, o alcance de um público cada vez mais conectado, a alta interatividade, mas um dos maiores pontos de destaque deste tipo de marketing é que ele é altamente mensurável. Através das métricas o marketing digital consegue ser mapeado por completo, desde o momento do estabelecimento de metas até o acompanhamento da campanha após seu fim.

 

Métricas de Tráfego

 

Métricas de trafego

 

Imagine dedicar horas para a construção de seu site sem saber se seu conteúdo está sendo consumido? Graças às métricas de tráfego é possível não apenas observar a quantidade de pessoas que está acessando o site, como saber detalhes mais específicos como de onde estes indivíduos estão vindo e como estão se comportando.

São algumas destas métricas:

Fonte de tráfego: Mostra como os usuários chegam até seu site, as fontes que os levaram até lá e inclusive as palavras-chave que fizeram a captação.

Tráfego geral: Como o próprio nome propõe, é a quantidade de público geral que seu site atingiu, pode ser mensurado por dia, mês e ano.

Duração média da sessão: Grava o tempo que o usuário passou dentro do seu site.

Taxa de rejeição: Mede quantas pessoas abandonaram o site já na primeira página, sem realizar outra ação.

Além destas também é possível saber de onde (localização geográfica) vieram seus usuários, quais vieram por cliques orgânicos e quais são originados por cliques pagos e diversos outros detalhes que estejam relacionados com a movimentação em seu website.

 

 

Por que as métricas de tráfego são importantes?

Conhecer seu público é o ponto chave de toda campanha de marketing, melhor ainda se este reconhecimento for além de uma pesquisa ou uma suposição e de fato ter embasamento, como é o caso nas observações de métricas de tráfego.

As métricas de tráfego oferecem oportunidade de uma autoavaliação e de um maior conhecimento do público-alvo. Em cima disto é possível montar estratégias mais precisas e certeiras.

 

Métricas de desempenho ou KPIs

Metricas de trafego e KPI

 

KPI é a sigla nomeada como Key Performance Indicator, traduzida literalmente como indicador-chave de desempenho. Há quem prefira não classificar o KPI como uma métrica, pois este está mais para uma análise feita das métricas do que para uma métrica em si, mas independente de escolhas teóricas de nomenclatura o medidor de desempenho ajuda a compreender o funcionamento de uma campanha. São algumas das métricas usadas para medir desempenho:

Taxa de conversão: Medida do percentual de usuários que completou a tarefa desejada no planejamento de metas, seja ela uma compra, uma assinatura ou qualquer ação almejada ao criar a campanha.

Custo por Lead: Métrica que permite analisar quanto foi investido para converter cada usuário em lead.

Ticket Médio: Determina o valor médio gasto por cada cliente dividindo a receita total recebida pela quantidade de clientes total.

Além destas também podem ser consideradas todas as outras medidas que mostram o desempenho do negócio, como CAC (custo por aquisição de cliente) e números de transação de um e-commerce, por exemplo.

E as métricas de desempenho, por que são importantes?

 

Metricas de desempenho

 

Se as métricas de tráfego servem para conhecer público, as de desempenho existem para  compreender finanças e números. É de extrema importância ter conhecimento dos números que cercam seu site e negócio para conseguir em cima deles conhecer seus lucros, investimentos e poder gerenciar novas campanhas em cima de dados sólidos.

Compreende-se, então, que as métricas de tráfego medem mais o comportamento do site, enquanto as de desempenho ou os KPIs mensuram a performance do negócio como um todo.

 

Devo mesmo investir em métricas?

Veja esse vídeo divulgado pela Hotmart,para o seu entendimento:

 

Se ainda há dúvidas, um alto fator de convencimento é que com as métricas é possível saber se seu dinheiro está sendo bem investido.

Ninguém gosta de perder dinheiro e o anseio de todo empreendedor é que seu negócio lucre. Também é de conhecimento geral que os negócios giram e crescem em cima de números.

Um dos fatores de sucesso apontado por diversos administradores é a consciência plena de onde se está cada centavo. Mesmo as métricas de tráfego que mexem menos diretamente com dinheiro são extremamente válidas, pois deixam as estratégias mais sólidas e direcionadas.

Deste modo todo o dinheiro investido em marketing digital acabará atingindo a conversão e se alguma estratégia não estiver funcionando de acordo com o planejado será rapidamente detectada e substituída por outra que cumpra o papel.

 

Precificação de produtos conforme resultados

metricas de precificacao

 

Até a precificação de produtos entra na onda das métricas. Em empresas com consciência econômica elevada a precificação dos produtos é idealizada em cima de cálculos que consideram valor de produção, comissão e mercado.

E o que isso tem a ver com métricas? Tudo!

Ter em mãos e saber analisar as métricas é conhecer melhor o seu mercado. Saber se o seu produto está precificado num valor rentável é conseguir verificar se o seu preço de venda está sendo superior ao custos fixos para sua produção e ao investimento colocado para sua divulgação.

A precificação pode ter base em três diferentes aspectos:

– Em custos, adicionando um percentual sobre o valor base do produto

– Na concorrência, analisando os valores propostos pela concorrência

– Na demanda, oferecendo o valor que o mercado está disposto a pagar.

Este último ponto ajuda a compreender melhor a precificação por resultados. Observando os resultados atingidos pela empresa ou pelo desempenho e pelo tráfego do site é possível analisar seu público e verificar seu poder perante o mercado para poder aumentar valores em comparação com a concorrência.

Claro, é importante frisar que independente de qual seja a estratégia a qualidade deve sempre acompanhar os valores, de nada adianta chegar no ponto de poder definir um aumento de precificação conforme resultados e abandonar tudo que te levou até ali.

Por isso é de extrema importância manter o controle das métricas em dia. Analisar métricas de perto é ter pleno conhecimento de público e de mercado. É poder jogar com estes dados e poder manipulá-los em favor de seu negócio.

As métricas são mais do que uma forma de autoconhecimento, são verdadeiras portas de entrada para novas estratégias.

 

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Forte Abraço e até o próximo artigo.

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Sobre o autor | Website

EDSON MADEIRA

Administrador de Empresa – Gestor Comercial no Varejo/Vendas em Multinacional Francesa. Empreendedor Digital em E-commerce e Infoprodutos, líder motivado e apaixonado pelo Marketing em Conteúdo.

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